Pular para o conteúdo principal

JUSTIÇA ELEITORAL INDEFERE PEDIDO DE REGISTRO DE CANDIDATURA DE CARLOS ALBERTO PEREIRA

Na sessão de ontem, 6, a Corte Eleitoral de Minas Gerais indeferiu o pedido de registro de candidatura a deputado federal de Carlos Alberto Pereira, do PMN. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) barrou 10% dos registros de candidaturas em Minas Gerais. 

O relator do processo de Carlos Alberto, juiz Wladimir Rodrigues Dias, abriu o seu voto salientando que o procurador Regional Eleitoral (PRE), Patrick Salgado Martins, proponente da ação, "defensor da ordem jurídica e do regime democrático (art. 127, CR/88)", à vista dos inúmeros documentos que instruíram o requerimento inicial, bem como da notícia da ausência de condição de elegibilidade e da falta da certidão obrigatória, impugnou o pedido do requerente.

Seguindo o seu voto, o juiz Wladimir Rodrigues, destacou que "compulsando o processo verifico que o impugnado foi condenado em três ações, conforme expôs o procurador eleitoral. Na primeira ação, foi condenado à suspensão dos direitos políticos em decisão proferida por órgão colegiado em 28/6/2007 – ato doloso de improbidade administrativa que importa em lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito nos termos do art. 9º, IV e XII da Lei 8.429/92". 

No segundo processo, foi condenado à suspensão dos direito políticos em decisão proferida por órgão colegiado em 27/01/2009 por ato doloso de improbidade administrativa que importa em lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito – transferência de forma irregular de verba do FUNDEF para pagamento de acertos salariais dos cargos comissionados; pagamento de verbas salariais próprias com recursos públicos.

Na última ação, que foi exposta pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) para sustentar o pedido de indeferimento do registro de candidatura, consta que Carlos Alberto foi condenado à suspensão dos direitos políticos em decisão proferida por órgão colegiado em 13/5/2013 por ato doloso de improbidade administrativa que importa em lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito.

"Tendo em vista que a suspensão dos direitos políticos verificada já é suficiente para impedir o registro de sua candidatura, entendo inoportuno a apreciação minuciosa dos outros fatos apontados como ensejadores de inelegibilidade. Afinal, somente pode incorrer em situação de inelegibilidade o cidadão portador de plenos direitos políticos, mormente o direito de ser votado e exercer mandato eletivo, o que não é o caso do pré-candidato", votou o relator.

Julgamento
A concessão ou não do registro é definida pelo Tribunal, ao julgar caso a caso, depois da apresentação das contestações aos motivos apresentados contra as candidaturas impugnadas. Com a finalização dos julgamentos dos pedidos de registro de candidatura o Tribunal informou quais são os candidatos que vão concorrer nas Eleições 2014 e quais foram considerados indeferidos. O julgamento incluiu a totalidade dos pedidos de registro, ou seja, também aqueles que não sofreram impugnação. 

Carlos Alberto pode recorrer
Da decisão do TRE, o ex-prefeito de Lavras, Carlos Alberto Pereira pode recorrer ao TSE e, enquanto o processo não tiver decisão final, o candidato pode permanecer em campanha. 

Transparência
Qualquer interessado pode consultar os dados dos candidatos e a situação dos pedidos de registro de candidatura no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo sistema DivulgaCand, responsável pela divulgação das candidaturas registradas em todo o Brasil, não havendo necessidade de cadastro prévio. O TSE também colocou à disposição dos interessados aplicativo do DivulgaCand 2014 para celular/tablet (IOS ou Android).

Clique Para conferir o Acórdão

Para ver a tabela atualizada com os 20 candidatos considerados inelegíveis de acordo com a Lei da Ficha Limpa, clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho