sexta-feira, 19 de setembro de 2014

CONSUMO DE CERVEJA ARTESANAL

Estudo do Sebrae Minas revela que mais da metade dos consumidores são homens (57%), em grande parte (41%) jovens entre 20 e 29 anos
O mercado de cerveja artesanal movimenta cerca de R$ 3,2 milhões por ano em Juiz de Fora, que tem um consumo per capita estimado em torno de 0,05 milhões de litros, o que representa menos de um por cento do potencial de consumo no Brasil. Segundo estudo inédito realizado pelo Sebrae Minas no município, mais da metade dos consumidores (57%) desse produto são homens, em grande parte (41%) jovens, entre 20 e 29 anos; 63% deles são solteiros e 48,8% têm renda familiar entre R$ 2,5 mil e R$ 10,2 mil.

O estudo também revela que 29% dos consumidores de cerveja artesanal de Juiz de Fora praticam esportes e que 38% consomem entre dois e seis litros de cerveja por mês. Mais da metade dos consumidores costumam pagar até R$ 12,50 pelo litro da cerveja artesanal. A pesquisa também traz informações sobre o conhecimento das marcas de cervejas artesanais de Juiz de Fora, os hábitos de consumo, como locais, horários e dias da semana preferidos pelos consumidores.

Esse levantamento é uma das ações do Sebrae Minas no projeto de estímulo ao setor no município, que reúne quatro microcervejarias registradas e seis cervejeiros formalizados, sendo três na mesma cervejaria. Estima-se que a produção anual do setor em Juiz de Fora alcance 350 mil litros por ano. Em Minas Gerais são 24 microcervejarias registradas, com uma produção anual estimada em 2 milhões de litros.

O projeto do Sebrae Minas atende cinco dos seis cervejeiros do município que já estão formalizados no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Em pouco mais de três anos a iniciativa contribuiu para lançar Juiz de Fora como polo de produção de cerveja artesanal de qualidade. Também contribuiu para a criação de um roteiro das cervejarias, incluindo a elaboração de um guia para divulgar a história da atividade e as empresas aos moradores e turistas.
por Aline de Freitas - da Agência Sebrae de Notícias

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