O município de Passos, no Sul de Minas, foi selecionado pelo Ministério da Educação (MEC) para a implantação de curso de medicina por instituição privada. Passos é uma das quatro cidades mineiras aptas ao processo de expansão de cursos de medicina no país, de uma lista de 39 municípios publicada nesta quinta-feira pelo MEC. Essa seleção ocorreu após a Prefeitura ter cumprido todas as etapas do programa, que começou com a adesão ao Programa Mais Médicos.
A adesão foi assinada em Brasília, em agosto do ano passado, pelo prefeito Ataíde Vilela, durante o convênio para a realização de cirurgias eletivas. Essa adesão também teve outro benefício para a cidade, o envio de dez médicos no decorrer dos meses seguintes para trabalho em unidades de saúde.
Um dos critérios do processo de escolha da cidade é a existência de leitos de internação hospitalar pelo SUS, os quais a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, comprovou 600, incluindo os de cidades da região, cujos prefeitos colaboraram ao disponibilizar seus leitos em favor de Passos. São os municípios de Alpinópolis, Cássia, Itaú de Minas, Piumhi, Pratápolis, São João Batista do Glória e São Sebastião do Paraíso.
Depois de cumprida a etapa de chamamento das instituições de educação, o próximo passo será a divulgação dos resultados finais, que está prevista para dezembro deste ano. Nessas 39 cidades, o MEC estima a criação de no mínimo 2.000 vagas para estudantes.
Comentários