Pular para o conteúdo principal

FAISCA: UMA INCANDESCÊNCIA CULTURAL NA CIDADE

Nesta terça-feira, 2, a sede da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) se agitou com o primeiro dia de atividades do Festival de Artes e Interações Socioculturais de Alfenas (FAISCA), promovido pela Pró-Reitoria de Extensão, em parceria com a Prefeitura de Alfenas, com o Coletivo Suavis, com o DCE da UNIFAL-MG e com a Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas (FACEPE).

Durante o dia foram realizadas as oficinas voltadas para a reutilização de materiais, aproveitamento total de alimentos e compostagem, além da apresentação musical no Espaço Interação no Palquinho, que contou com a presença do grupo Conservatório Jazz Concert, do Centro Municipal de Música Walda Tiso de Alfenas.

À noite, aconteceu a abertura oficial com a mesa-redonda sobre o tema "Cidade e Universidade: espaço de interação sociocultural".

No dia 3, quarta-feira, a programação trouxe oficinas sobre “Horta em Pequenos Espaços”, “Artesanato em Mandalas” e “Tinta Viva”, “Produção Musical: os primeiros passos para entrar em estúdio”, “Fotografia de Palco” e apresentações musicais e teatrais, com a participação do Madrigal Renascentista e do ator Felipe Corrêa, integrante do grupo "Ópera da Cidade Preta", que se apresentou nas cidades da região.

Ontem, 4, o destaque ficou por conta da oficina de Bioconstrução que foi realizada na Unidade Educacional do bairro Santa Clara. Esta oficina marcou o início da criação de centro de convivência ecológica na unidade. “Produção Audiovisual” foi o tema da oficina promovida na sede da Universidade. No Espaço Interação, o grupo Café com Cajuína se apresentou à tarde, e à noite o Cineclube FAISCA exibiu sessão especial no auditório Doutor João Leão de Faria, também na sede.

A oficina de Biocontrução continua hoje, sexta-feira, 5, quando também serão realizadas as oficinas “Escrita Criativa”, “Fanzine: publicações alternativas independentes”, “Beatmaker” e “Poesia: improvisação e slam”. No Espaço Interação, "Sarau Marginal" e apresentações musicais na Praça Getúlio Vargas (Concha Acústica).

Amanhã, sábado, 6, o FAISCA segue para Praça do Bairro Pinheirinho, onde acontecerá a “Oficina do Brincar: Interações Socioculturais”. Ainda no sábado, haverá Cortejo com saída da Igreja Nossa Senhora Aparecida em direção à Praça Getúlio Vargas; Encontro das Culturas, com Maracatu Muiraquitã e Grupo de Capoeira; apresentações musicais com os grupos The Compositores, Samba Lux, La Mucura e Kêiscara, na Praça Getúlio Vargas, e ainda, a apresentação teatral da peça Operário em Construção (inspirado em poema de Vinicius de Moares).

No encerramento, domingo, 7, o FAISCA promove a pedalada “Pedal Consciente” com saída da sede da Universidade com chegada na Unidade Educacional Santa Clara. O palco da Feira, na Praça Emílio da Silveira, abrigará o momento “Intervenções”. No local, também será realizado o “Yoga na Praça”. Na Praça Getúlio Vargas, acontecerão apresentações musicais com Aedos n' Roll, Cuíca Elétrica, Ópera da Cidade Preta e banda K2. Para o público infantil, será realizada ainda, a apresentação teatral “Sapucaiaços”.

O FESTIVAL
O FAISCA é um projeto que tem por objetivo resgatar a importância da articulação entre instituições e do colaborativismo para promoção da cultura e sustentabilidade. Todas as atividades são gratuitas e todos os integrantes da equipe organizadora, atuam como voluntários.

Em reportagem para Sebastião Filho do blog O Corvo Veloz, o produtor cultural da UNIFAL-MG, Ivanei Salgado, ressaltou o quanto as parcerias na realização do projeto beneficiam a população.“A união em iniciativas como esta, aponta para a viabilidade de parcerias entre instituições públicas, privadas e grupos organizados. A população é a maior beneficiada, pois além das atividades culturais, a movimentação de público aquece a vida econômica da cidade”, afirmou.

Acesse programação completa na página: www.unifal-mg.edu.br/faisca

por Ana Carolina Araújo - da Assessoria Unifal-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...