Pular para o conteúdo principal

COM LINGUAGEM INCOMUM, ADOLESCENTE DE 15 ANOS LANÇA LIVRO EXPERIMENTAL

De tempos em tempos a literatura mundial lança escritores que fogem dos padrões convencionais. Seja pela história ou pela linguagem, homens e mulheres em torno do mundo tornam-se profícuos em escrever obras diferentes e chocantes. E, muitas vezes, pela originalidade, demoram a ser reconhecidos como artistas na acepção mais nobre da palavra. Thomas Mann, James Joyce, Virginia Woolf e Franz Kakfa são alguns desses escritores que chocaram o mundo com suas palavras. No Brasil, podemos citar Machado de Assis. Em comum, esses autores ajudaram a moldar o estilo literário moderno e romperam com os padrões estéticos vigentes.

Pois esses escritores ajudaram, também, a moldar a personalidade de um menino nascido no auge da tecnologia pós-moderna. Em 1998, o celular móvel, por exemplo, tornava-se popular; e a internet já começava a definir os comportamentos de uma nova geração. E mesmo em meio a parafernálias mil, Caetano Lacerda, morador de Juruaia, no Sudoeste de Minas, hoje com 15 anos, sempre manteve uma postura fora dos modelos dos meninos de sua época.  Recluso, quieto, observador. Os livros sempre foram suas companhias preferidas. Um misantropo moderno. 

“É uma característica muito pessoal viver recluso, amar a solidão, ser demasiado sensível e estar sempre afastado das outras pessoas”, comenta Lacerda. Natural um adolescente antissocial e amante da literatura moderna se enveredar pela magia da escrita. O papel e as palavras tornam-se um mundo pessoal e infinitamente íntimo. Onírico e misantropo. Eis os verbetes que traduzem o adolescente/escritor Caetano Lacerda.

Sua primeira obra - Um Breve Momento - não tem um gênero específico. “Eu diria que este livro não possui, de fato, um gênero especial. Talvez a definição mais aproximada seja romance experimental, pois Um Breve Momento foge às regras narrativas e apresenta uma história confusa e, por vezes, quase incompreensível”, explica Lacerda.

Assim como o personagem do livro, a linguagem é uma extensão da história. Lacerda não segue as convencionais regras de pontuação, repete quase que incessantemente certas palavras e ideias. “Pois assim é a vida: complexa, contraditória, confusa. Então que seja também assim a arte”, explica.

Noite de Autógrafos
O livro Um Breve Momento será lançado no dia 11 de outubro, às 21h, no Cine 14 Bis, em Guaxupé, MG. Em breve, o livro será disponibilizado para compras através da internet. E o escritor já acerta participações em eventos literários para divulgar sua primeira obra.

Serviço
Evento: Lançamento livro “Um Breve Momento”, de Caetano Lacerda
Data: 11 de outubro de 2014
Horário: 21h
Local: Cine 14 Bis – Guaxupé - MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.