Reeleito, Fábio Cherem acompanhou a apuração dos votos ao lado do próximo governador de Minas, Fernando Pimentel (PT) |
Eleita, Dâmina Pereira acompanhou a apuração dos votos junto com a família e correligionários |
Desta vez, Lavras, no Sul de Minas, não só reelegeu seu deputado estadual, como também elegeu sua deputada federal. Fábio Cherem, do PSD, foi reeleito deputado estadual com 65.778 mil votos (37.885 votos nas eleições de 2010) e Dâmina de Carvalho Pereira, do PMN, foi eleita como deputada federal com 52.679 mil votos.
Dâmina assumiu o posto de candidata com a impugnação da candidatura de seu marido, o ex-prefeito Carlos Alberto Pereira. Já Fábio Cherem enfrentou um forte grupo de oposição e a cassação do mandato do seu irmão como prefeito de Lavras, Marcos Cherem (PSD). O grupo político do PSDB de Lavras, quem tem a ex-prefeita Jussara Menicucci e o atual prefeito Silas Costa Pereira, foi o maior derrotado nas eleições deste ano.
E os dois candidatos eleitos, Dâmina e Fábio, pertencem justamente ao lado oposto ao PSDB de Lavras. Fábio Cherem contrariou membros da direção estadual do seu partido e apoiou o candidato vitorioso ao governo de Minas, Fernando Pimentel, do PT.
Cherem também fez dobradinhas com lideranças poderosas da política mineira, todos eles eleitos: os deputados federais Reginaldo Lopes, Domingos Sávio e Dimas Fabiano. Lopes (PT), que foi o federal mais votado de Minas Gerais, obteve em Lavras 9.569 mil votos (4.623 votos nas eleições de 2010). Sávio (PSDB), que é aliado histórico do senador Aécio Neves, obteve 3.364 mil votos (1.555 mil votos nas eleições de 2010), sendo o terceiro deputado federal mais votado na cidade.
Marcus Pestana (PSDB), o candidato oficial do grupo político de Jussara Menicucci e Silas Costa Pereira obteve 1.945 mil votos. Nas eleições de 2010, Pestana havia conseguido 2.951 mil votos na cidade. Com o resultado das urnas, os grupos políticos de Dâmina Pereira e Fábio Cherem irão delimitar os caminhos das eleições municipais de 2016 em Lavras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário