quinta-feira, 16 de outubro de 2014

EM SÃO PAULO, DILMA REAFIRMA QUE TUDO O QUE DISSE NO DEBATE ESTÁ BASEADO EM PROVAS

“Quero confrontar realidade com realidade e proposta com proposta”, afirmou a presidenta Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, na tarde desta quarta-feira, 15, ao repercutir o debate realizado na noite de ontem, na TV Band.

Dilma afirmou que tudo o que citou no debate tem provas públicas, como a construção do aeroporto nas terras de um parente com dinheiro público na cidade de Cláudio, por parte de Aécio, quando era governador; que sob a administração tucana, o estado mineiro não cumpria o mínimo constitucional de investimentos em Educação e Saúde; e que a taxa de homicídios cresceu para 52%, acima da média da região Sudeste, que caiu para 37%, segundo dados do Mapa da Violência 2014.

No debate, o candidato do PSDB também não explicou sobre as verbas de publicidade do estado de Minas Gerais repassadas à rede de emissoras de rádio de propriedade de familiares de Aécio Neves; e também não respondeu sobre a distribuição de cargos para parentes no governo do Estado de Minas Gerais, enquanto era governador.

Propostas apresentadas
“Eu sempre digo que o debate é um momento importante para informar a população do que nós estamos fazendo. Cada um de nós que estamos pleiteando a presidência temos de ir ao debate e falar na Educação, Saúde, Segurança, Habitação. Eu tenho proposta em todas as áreas. E quero confrontar minhas propostas com as do candidato”, explicou Dilma.

A presidenta afirmou sentir-se surpresa com as declarações do candidato tucano, pela postura ofensiva adotada durante todo o debate. Sobre as acusações do candidato de que Dilma teria dito “mentiras”, a presidenta desafiou o adversário a dizer onde estão as mentiras.

“É importante saber se ele deve R$ 8 bilhões na Educação e R$ 7,6 bilhões na saúde, porque essa foi a forma que ele geriu Minas Gerais”. Dilma lembrou ainda que a reação do candidato pode estar condicionada a uma blindagem às críticas. “Não é correto ele achar ele pode falar tudo e que não podemos falar nada. Acredito que o candidato tenha sido protegido a vida inteira”.

Dilma avaliou que nos confrontos diretos na reta final de segundo turno, vai fazer um embate em torno dos dois projetos opostos que estão em disputa. “A gente tem que discutir em alto nível. A população brasileira merece, e essa é a melhor coisa da democracia: a capacidade de ter um debate amplo, geral, irrestrito e respeitoso. Porque ninguém falou da característica pessoal de ninguém”, avaliou Dilma.

Nenhum comentário: