Pular para o conteúdo principal

MINEIROS IMPÕE DERROTA A AÉCIO NEVES

A ala tucana lavrense, que já vinha de um forte desgaste, saiu derrotada nestas eleições
Após 12 anos do projeto político do PSDB, capitaneado pelo senador Aécio Neves, pelo ex-governador e senador eleito Antonio Anastasia e seus partidários dominarem a política no Estado, Minas selou a derrota do candidato tucano a Presidência da República, ontem, domingo, 26. A capital, Belo Horizonte, onde Aécio Neves e Dilma Rousseff nasceram, tem 12,53% dos eleitores mineiros, um total de 1,9 milhão de pessoas. 

Em Minas, a presidente reeleita Dilma Rousseff obteve 51,3% e Aécio, 48,6% dos votos válidos. No primeiro turno, a candidata do PT também teve mais votos em Minas Gerais: 43,48%, contra 39,75% de Aécio Neves, 400 mil votos de diferença. Com 15,2 milhões de votantes, 10,67% do total dos 142,8 milhões dos votantes do país, Minas Gerais é o segundo maior colégio eleitoral brasileiro. 

Aécio entrou na campanha acreditando que largaria com ampla vantagem no seu estado, o segundo maior colégio eleitoral, e esperava equilibrar o resultado em São Paulo, o maior colégio, onde ele era uma incógnita. O resultado foi bem diferente. Em Minas, onde reinou nos últimos 12 anos, também viu seu candidato a governador perder em primeiro turno para o candidato Fernando Pimentel (PT), aliado de Dilma. Enquanto isso, de São Paulo veio sua maior vitória, casada com o bom desempenho nas urnas do PSDB paulista.

Lavras
A derrocada do projeto tucano em Minas já era sinalizada desde as últimas eleições municipais. Assim como em 2008, em 2012 candidatos de oposição ao Governo de Minas ganharam em alguns dos maiores colégios eleitorais do Estado. Em Lavras, após a eleição de 2012, quando foi derrotado, o grupo político da ex-prefeita Jussara Menicucci, do atual prefeito Silas Costa Pereira e seus correligionários, conseguiram, provisoriamente, retomar o poder com a cassação do prefeito Marcos Cherem (PSD).

A ala tucana lavrense, que já vinha de um forte desgaste, saiu derrotada nestas eleições. Com a perda de seu candidato ao Governo de Minas, que era o maior sustentáculo da gestão tucana em Lavras e, agora, com a perda de Aécio Neves, Silas e Jussara ficaram isolados no campo político.

Marcus Pestana (PSDB), o candidato oficial a deputado federal pelo grupo político de Jussara Menicucci e Silas Costa Pereira obteve 1.945 mil votos em Lavras nas eleições deste ano. Nas eleições de 2010, Pestana havia conseguido 2.951 mil votos na cidade. Com o resultado das urnas, os grupos políticos de Dâmina Pereira (PMN) e Fábio Cherem (PSD) irão delimitar os caminhos das eleições municipais de 2016 em Lavras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...