terça-feira, 21 de outubro de 2014

PROFESSORA DA UNIFEI VENCE PRÊMIO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA 2014

Juliana Caminha ganhou a premiação com um projeto que estimula os estudantes do ensino superior a desenvolverem “soluções inteligentes”


A professora Juliana Caminha, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), venceu o Prêmio Educação Empreendedora 2014.  Ela disputou a premiação com mais de 50 professores de todo o país. Como prêmio, Juliana irá participar de um Simpósio de Educação Empreendedora da Babson College, nos Estados Unidos, uma das mais conceituadas escolas com foco em empreendedorismo do mundo.

Juliana venceu a premiação com o Smart Hacklab, um projeto desenvolvido pelo Centro de Empreendedorismo da Unifei (CEU) e pela startup SmartApps. O Hacklab é uma maratona de negócios de conectividade, que permite aos alunos da Unifei competirem entre si, desenvolvendo soluções inteligentes para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Em nove dias, os estudantes criam e tiraram do papel modelos de negócios de softwares e hardwares aplicados a internet. Mentores orientam sobre as soluções desenvolvidas que são testadas e avaliadas por uma banca de empreendedores e especialistas.

De acordo com Juliana, o projeto foi criado em 2014, a partir de uma demanda da SmartApps, uma startup local. O Centro de Empreendedorismo da Unifei apoiou o projeto, que passou a ser uma atividade extracurricular para os alunos.

Em duas edições, mais de 70 estudantes de vários cursos participaram do Smart Hacklab. “Duas startups na cidade foram desenvolvidas por influência do projeto. Os estudantes aprendem fazendo e ainda têm a oportunidade de apresentar novas ideias de negócios para o mercado”, explica a professora.

O projeto conta ainda com o apoio do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão da Unifei, o PET Eletrônica, de ex-alunos e do Sebrae.

O Prêmio Educação Empreendedora é uma realização do Sebrae e Endeavor e tem como objetivo valorizar projetos educacionais sobre empreendedorismo que possam ser implementados em outras instituições de ensino superior.
por Simone Guedes - da Agência Sebrae de Notícias

Nenhum comentário: