Em reportagem exibida no Jornal da EPTV 2ª Edição e publicada no G1 Sul de Minas, na noite de ontem, 26, o assessor do reitor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), João Chrysostomo de Resende Junior, confirmou que o Hospital Escola do curso de Medicina vai funcionar no prédio do antigo Hospital do Coração.
Segundo a reportagem da EPTV/G1 Sul de Minas, a primeira turma, com 30 alunos que começam no primeiro semestre de 2015 devem concluir o bacharelado no curso somente em 2020, mas a partir de 2015 o curso já trará reflexos à cidade, uma vez que os estudantes poderão atuar nas unidades de saúde de Lavras e da região. Um convênio já foi firmado com a Santa Casa de Nepomuceno, cidade distante 32km de Lavras.
Ainda segundo a matéria, a estrutura física da universidade já está sendo preparada para receber os novos alunos. Inicialmente, eles vão ter aulas em prédios já existentes no campus, mas uma nova área está sendo construída. A previsão é de que ela fique pronta em dois anos.
O Hospital
No dia 9 de dezembro do ano passado, a Direção Executiva realizou uma solenidade para anunciar a compra do antigo Hospital do Coração, segundo foi dito naquele evento, deve ser transformado em uma unidade do Hospital Escola e o prédio terá 14 pavimentos. O local foi adquirido por um valor superior a R$ 3 milhões, dinheiro oriundo do Programa "Mais Médicos" do Governo Federal.
Segundo o anúncio feito pela Ufla naquela ocasião, a abertura do novo hospital vai ampliar em 50% a capacidade de atendimento da saúde em Lavras e em municípios vizinhos. Atualmente, a cidade é referência nos serviços de saúde para 300 mil pessoas.
O curso de Medicina
A Universidade Federal de Lavras (Ufla) anunciou oficialmente nesta segunda-feira, 24, que o curso de Medicina terá início em março de 2015. A carga horária mínima exigida pelo Ministério da Educação (MEC) para o curso da Ufla é de 7.824 horas.
Os alunos ingressarão por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Conselho Universitário (Cuni) já oficializou a criação do Departamento de Ciências da Saúde (DSA), que vai amparar os professores da graduação.
O ato regulatório que oficializa a autorização do MEC para a oferta de 60 vagas anuais no curso de graduação em Medicina na Ufla foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), no último dia 17 de novembro de 2014.
A coordenadora do curso de Medicina é a professora Joziana Muniz de Paiva Barçante, graduada bióloga pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o professor Luciano José Pereira, chefe do DSA, possui graduação em Odontologia pelo Centro Universitário de Lavras (Unilavras). Ambos os professores são lotadas no Departamento de Medicina Veterinária (DMV).
Segundo fontes ligadas ao alto escalão da Ufla, todos os assuntos relacionados ao curso de Medicina estão sendo tratados diretamente no Prédio da Reitoria. Ainda segundo as mesmas, os prédios do DMV deverão ser os mais usados pelos estudantes da Medicina e o assunto já causa um certo desconforto entre estudantes e pessoas que atuam junto ao curso de Medicina Veterinária.
Fique por dentro do assunto: Scolforo anuncia curso de Medicina na Ufla
Nenhum comentário:
Postar um comentário