![]() |
Termo de compromisso para implantação do curso de Medicina foi assinado em outubro |
A partir de hoje, 29, as mantenedoras de instituições de educação superior podem apresentar propostas para autorização de funcionamento de cursos de medicina por instituições particulares nos municípios pré-selecionados pelos Ministérios da Saúde e Educação, com base na Portaria nº 543, de 4 de setembro último. O prazo vai até 23 de janeiro de 2015.
Poços de Caldas, no Sul de Minas, foi escolhida para sediar o curso de Medicina depois de criterioso processo de seleção, composto por três etapas de avaliação. Dos 39 municípios brasileiros que receberão o curso, quatro são de Minas Gerais: Passos, Sete Lagoas e Contagem, além de Poços de Caldas.
O termo de compromisso para implantação do curso de Medicina entre o município e o governo federal foi assinado em 15 de outubro. A solenidade de assinatura contou com a presença do secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Fausto Pereira dos Santos.
Os municípios selecionados para receber cursos de medicina têm 70 mil habitantes ou mais, ainda não dispõem de curso superior para a formação de médico e estão localizados em 11 estados de quatro regiões do país. Os critérios de seleção previstos são indicadores de qualidade, sustentabilidade financeira e propostas de curso.
Os prazos e os procedimentos a serem seguidos pelas mantenedoras estão descritos no edital, que pode ser acessado na página da Seres na internet. A divulgação do resultado final do processo de seleção está prevista para junho de 2015.
Comentários