Pular para o conteúdo principal

ENCONTRO REGIONAL DE PATRIMÔNIO SACRO


A Unidade Campanha da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) sediou, entre os dias 20 e 21, a primeira edição do Encontro Regional de Patrimônio Sacro. A iniciativa vem atender a uma necessidade iminente de se estabelecer uma política de preservação patrimonial entre o poder público local, o clero da Diocese da Campanha e a comunidade sul mineira a fim de garantir a preservação de tantas imagens barrocas colocadas dentro de retábulos, sobre altares.

As igrejas da região guardam esculturas sacras que possuem um valor devocional e artístico, ainda pouco pensadas e discutidas. A salvaguarda do patrimônio sacro torna-se, assim, o ponto central para padres, seminaristas, irmandades, gestores municipais, membros da academia, professores, alunos e para a população em geral, não só pelo seu valor inconteste como bem artístico e cultural, mas também pela necessidade premente de conscientização dos vários setores da sociedade para a importância da proteção do patrimônio artístico e cultural regional.

A reflexão sobre essas questões se incluem na programação realizada desde o início do ano pelas Secretarias de Estado de Cultura e de Esportes e pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em homenagem ao Bicentenário de Morte de Aleijadinho e ao dia do Barroco Mineiro. A 1ª edição do Encontro Regional Patrimônio Sacro vem atender uma necessidade iminente de se estabelecer uma política de preservação patrimonial entre os poderes público, religioso e a comunidade. 

As igrejas sul mineiras guardam esculturas sacras que possuem um valor devocional e artístico, ainda pouco pensadas e discutidas. A salvaguarda do patrimônio sacro torna-se assim, o ponto central para a reflexão do tema que durante a programação do evento são discutidas.

A abertura do evento ocorreu no  20 de novembro, com a presença do bispo Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo de Juiz de Fora e responsável pelo Patrimônio Sacro na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Compareceram representantes do segmento religioso, secretaria de cultura do município, alunos e convidados para tratar deste tema que interessa a sociedade mineira principalmente por ser este estado o detentor do maior patrimônio sacro do país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

SISTEMA FECOMÉRCIO ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS GRATUITOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Oportunidades começam a partir de fevereiro, com vagas limitadas e inscrições presenciais  O  Senac , que faz parte do Sistema Fecomércio MG, está com  matrículas presenciais  disponíveis para uma nova programação de  cursos gratuitos de qualificação profissional  em  Lavras   e  Nepomuceno , com turmas com início em fevereiro e março.  As oportunidades de formação fazem parte das iniciativas  Programa Senac de Gratuidade (PSG)  e  Senac+  e são em diferentes áreas para quem busca ingressar no mercado de trabalho, se atualizar ou conquistar uma nova profissão.  Cursos com inscrições em Nepomuceno   As matrículas devem ser feitas  presencialmente no dia 10 de fevereiro , das  14h às 19h , no  Centro Social Padre Butinha – Pastoral da Mulher  (Avenida Neca Firmiano, nº 521, Centro).  Culinária Clássica Mineira  (PSG)   – início em 23 de feve...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho