terça-feira, 9 de dezembro de 2014

"TRÊS CORAÇÕES TEM POTENCIAL PARA AEROPORTO INTERNACIONAL", DIZ MINISTRO DO STJ


A ordem de serviço do Aeroporto Melo Viana foi assinada na manhã desta segunda-feira, 8, juntamente com a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Rio do Peixe em Três Corações, no Sul de Minas. 

O evento, ocorrido no Salão Nobre da Universidade Vale do Rio Verde (UninCOR), contou com a presença do governador do Estado de Minas Gerais Alberto Pinto Coelho (PP), do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) João Otávio de Noronha, da secretária de Estado de Educação Ana Lúcia Gazzola (PSB), do diretor de Operação Sudoeste da COPASA Paulo Fernando Rodrigues, do prefeito Cláudio Pereira, do vice-prefeito Cosme Nascimento, da presidente da Câmara de Vereadores Regina Valadão Moysés (PSDB), do diretor do Fórum de Três Corações Juiz Márcio Vani Benfica, entre outros representantes governamentais.

O governador do Estado, Sr. Alberto Pinto Coelho, declarou que a conquista da Estação de Tratamento (ETE) do Rio do Peixe é o primeiro passo para alcançar a meta de 100% de saneamento no município. Tricordiano, o ministro do Superior Tribunal de Justiça João Otávio de Noronha, já sonha com um aeroporto internacional. “Três Corações tem potencial para um aeroporto internacional de transporte de cargas, a cidade tem uma excelente localização geográfica e topográfica, além da estar estrategicamente posicionada entre as principais capitais do sudeste do país”, afirmou o ministro.

A reforma do Aeroporto Melo Viana faz parte do programa Proaero, executado pela Secretaria de Transportes e Obras Públicas (SETOP). Estão previstas intervenções na pista de pouso e decolagem; faixa de pista preparada, pátio de estacionamento; execução de cerca padrão aeroporto, além da retirada de árvores e postes, sinalização de torres de alta tensão, torres de telefonia móvel celular e morros, que venham a constituir obstáculos à navegação aérea. Serão investidos, com recursos da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), R$ 6,1 milhões.

A Estação de Tratamento de Esgoto do Rio do Peixe vai tratar 35% do esgoto do município, o que representa o volume gerado por cerca de 30 mil pessoas, é o que informou Paulo Fernando Rodrigues, Diretor de Operação Sudoeste da COPASA. “Estou na região desde 1985 e nosso trabalho é alcançar todas as pessoas, isso será possível com o inicio das obras no Rio Verde, já em Janeiro”.

A nova ETE Rio do Peixe vai tratar o esgoto in natura lançado nos rios Verde e do Peixe, promovendo despoluição dos principais rios que banham o município de Três Corações. A Copasa investiu R$ 34,9 milhões em todo o sistema de esgotamento sanitário da Bacia do Rio do Peixe, incluindo, além da ETE, a construção de interceptores, linha de recalque, rede coletora, estação elevatória e emissários.

Nenhum comentário: