Pular para o conteúdo principal

"TRÊS CORAÇÕES TEM POTENCIAL PARA AEROPORTO INTERNACIONAL", DIZ MINISTRO DO STJ


A ordem de serviço do Aeroporto Melo Viana foi assinada na manhã desta segunda-feira, 8, juntamente com a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Rio do Peixe em Três Corações, no Sul de Minas. 

O evento, ocorrido no Salão Nobre da Universidade Vale do Rio Verde (UninCOR), contou com a presença do governador do Estado de Minas Gerais Alberto Pinto Coelho (PP), do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) João Otávio de Noronha, da secretária de Estado de Educação Ana Lúcia Gazzola (PSB), do diretor de Operação Sudoeste da COPASA Paulo Fernando Rodrigues, do prefeito Cláudio Pereira, do vice-prefeito Cosme Nascimento, da presidente da Câmara de Vereadores Regina Valadão Moysés (PSDB), do diretor do Fórum de Três Corações Juiz Márcio Vani Benfica, entre outros representantes governamentais.

O governador do Estado, Sr. Alberto Pinto Coelho, declarou que a conquista da Estação de Tratamento (ETE) do Rio do Peixe é o primeiro passo para alcançar a meta de 100% de saneamento no município. Tricordiano, o ministro do Superior Tribunal de Justiça João Otávio de Noronha, já sonha com um aeroporto internacional. “Três Corações tem potencial para um aeroporto internacional de transporte de cargas, a cidade tem uma excelente localização geográfica e topográfica, além da estar estrategicamente posicionada entre as principais capitais do sudeste do país”, afirmou o ministro.

A reforma do Aeroporto Melo Viana faz parte do programa Proaero, executado pela Secretaria de Transportes e Obras Públicas (SETOP). Estão previstas intervenções na pista de pouso e decolagem; faixa de pista preparada, pátio de estacionamento; execução de cerca padrão aeroporto, além da retirada de árvores e postes, sinalização de torres de alta tensão, torres de telefonia móvel celular e morros, que venham a constituir obstáculos à navegação aérea. Serão investidos, com recursos da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), R$ 6,1 milhões.

A Estação de Tratamento de Esgoto do Rio do Peixe vai tratar 35% do esgoto do município, o que representa o volume gerado por cerca de 30 mil pessoas, é o que informou Paulo Fernando Rodrigues, Diretor de Operação Sudoeste da COPASA. “Estou na região desde 1985 e nosso trabalho é alcançar todas as pessoas, isso será possível com o inicio das obras no Rio Verde, já em Janeiro”.

A nova ETE Rio do Peixe vai tratar o esgoto in natura lançado nos rios Verde e do Peixe, promovendo despoluição dos principais rios que banham o município de Três Corações. A Copasa investiu R$ 34,9 milhões em todo o sistema de esgotamento sanitário da Bacia do Rio do Peixe, incluindo, além da ETE, a construção de interceptores, linha de recalque, rede coletora, estação elevatória e emissários.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.