Consenso definiu situação da legenda na cidade
Uma reunião de filiados do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Lavras, no Sul de Minas, realizada na manhã de ontem, 22, selou um entendimento para que José de Arimatéia, que foi o vitorioso nas eleições internas de 2013, assuma a presidente municipal da legenda.
Sebastião Azarias, que disputou e perdeu para Arimateia o último processo eleitoral do partido, abriu mão da disputa interna que questionava alguns fatos supostamente ocorridos durante a eleição. Com isso, Arimatéia e Sebastião Azarias formaram uma coalização agregando membros dos dois grupos internos.
O advogado Luiz de Almeida assume a vice-presidência. Sebastião Azarias, mais conhecido como Tião da Copasa, é o primeiro secretário. Isaias Mendonça, assessor do deputado federal Reginaldo Lopes, ficou com a tesouraria. Já o professor universitário José Tarcísio Lima é o secretário de formação política.
A notícia foi divulgada após a reunião com exclusividade na página do jornalista Sebastião Filho na rede social Facebook. O entendimento entre os grupos colocam fim a um situação que deixava a legenda praticamente imobilizada em Lavras.
Nos próximos sete dias serão acertadas as questões documentais e composição das outras pastas do partido na cidade. A atual Comissão Provisória deverá elaborar uma carta de renúncia. Haverá ainda uma reunião com os dois vereadores da legenda, José Márcio Faria e Marilene do Posto para definir quem será o vogal da Executiva municipal.
Os filiados também pediram empenho destes vereadores para com as causas do Partido dos Trabalhadores. A vereador Marilene estava presente à reunião e que disse que vai buscar o diálogo com todos.
O novo presidente, José de Arimatéia, pregou a união do PT de Lavras em torno de um projeto comum, parabenizou o companheiro Tião da Copasa pela iniciativa e disposição em conciliar e disse que a partir de agora, a legenda vai buscar um nome para apresentar como pré-candidato a prefeitura da cidade.
Entenda o caso
Em novembro do ano de 2013, foi realizado o Processo de Eleições Diretas (PED), para a escolha dos membros do Diretório Municipall. José de Arimatéia Ferreira obteve 78 votos, contra 73 de seu concorrente, Sebastião Azarias.
A chapa de Tião da Copasa, então recorreu à Direção Estadual do PT alegando questionando fatos ocorridos no pleito e foi mantida a antiga diretoria até que o Diretório Nacional se manifestasse em favor de Arimatéia ou de Tião da Copasa.
O Diretório Estadual se manifestou sobre o processo eleitoral em Lavras e indicou uma nova Direção Municipal Provisória para o PT lavrense.
Comentários