quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

DESCARTE INCORRETO DE MATERIAL CORTANTE PROVOCA FERIMENTOS EM COLETORES DE LIXO


O descarte incorreto de materiais cortantes tem sido a causa de lesões graves nos coletores de lixo de Varginha, no Sul de Minas, que mesmo fazendo o uso de luvas de segurança devidamente indicadas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e providas de Certificado de Aprovação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), tem sido vítimas do descaso de parte da população com o assunto.

Apesar de todas as campanhas de conscientização realizadas, os acidentes com perfurocortantes, envolvendo cortes nos dedos e nas mãos dos coletores de lixo, devido ao descarte e à armazenagem inadequada do lixo doméstico, tem aumentado drasticamente.

Para se ter uma ideia da gravidade deste descuido, a atividade da coleta de lixo representa 10% de todos os acidentes de trabalho ocorridos no Brasil. Ao cortar a mão o coletor fica afastado de 05 a 10 dias, e às vezes até mais, dependendo da gravidade.

Em casos de acidentes com objetos perfuro-cortantes, a situação é mais complicada. O coletor que teve sua mão perfurada por uma agulha precisa fazer 12 exames para detectar alguma contaminação. O coletor ainda deve fazer novos exames depois de 30, 60 e 180 dias após o acidente.

Nenhum comentário: