Pular para o conteúdo principal

ESPECIALISTA DA UNIFAL ANALISA O FIM DOS COMPUTADORES NO MUNDO


A oitava edição do “Campus Party Brasil”, maior evento de ciência e tecnologia do país, que aconteceu no Centro de Exposições São Paulo Expo, de 3 a 8 deste mês, contou com a participação do professor Hélio Lemes Costa Junior, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), campus Varginha, no Sul de Minas, no último dia 5.

Durante o evento, o especialista em Inovação Tecnológica falou sobre o tema “Fim dos Computadores”, enfatizando que o computador perdeu sua importância diante do expressivo avanço do uso de dispositivos móveis conectados, como tablets e smartphones. 

“É a mesma capacidade que foi evoluindo, nos colocou outras possibilidades, aproveitamos essas oportunidades e transformamos os computadores em diversas máquinas de entretenimento, lazer, saúde, trabalho”, afirmou.

De acordo com os números apresentados pelo professor Hélio na palestra e destacados pela repórter Karen Ferraz do portal “IT Forum 365” na reportagem “PCs: o fim está próximo?”, no último ano, o mercado brasileiro de PCs registrou queda de 25% nas vendas. 

A redução no mundo foi de 2,4%. Em contrapartida, as vendas de smartphones ultrapassaram as vendas de PCs pela primeira vez em 2011, segundo números da IDC, e a expectativa é que este ano seja a vez dos tablets derrubarem os computadores para a terceira posição.

O professor ainda destacou que a popularização dos smartphones e tablets e a utilização dos mesmos, no ambiente de trabalho - fenômeno conhecido como Bring Your Own Device (BYOD) – refletem não apenas no fim dos computadores no contexto corporativo como também nas universidades, uma vez que muitos professores já abriram mão dos computadores fornecidos pela instituição e preferem usar seus próprios notebooks.

Realizada desde 2008, a Campus Party Brasil reúne estudantes e profissionais da área de tecnologia em atividades voltadas à temática de inovação, ciência, criatividade, entretenimento digital e empreendedorismo. O tema da edição de 2015 é "Da Terra à Lua" - referência aos 150 anos da edição do livro clássico do escritor francês Júlio Verne, conhecido como o pai da ficção científica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.