Lavras, no Sul de Minas, está travando uma a guerra contra o mosquito da dengue. O número de casos confirmados tem subido assustadoramente. Já são 228 pessoas com a doença e mais de 900 pacientes ainda aguardam o resultado dos exames, segundo a Vigilância em Saúde do município.
A Força-Tarefa Federal composta por 45 agentes de saúde de endemias chegou à cidade para reforçar as equipes do município no trabalho para eliminar os focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. O trabalho dos agentes foi iniciado no bairro Lavrinhas. A Unidade de Pronto-Atendimento (URPA) recebeu 200 kits para realização de testes rápidos, que devem ajudar na agilidade dos diagnósticos.
O kit tem um período recomendado de uso para identificar a dengue. Ele deve ser usado até o 7º dia, mas não é seguro, o correto é até o 4º dia. Após esta data, é possível dar um falso negativo. Além da intervenção da força federal, todos os médicos e enfermeiros dos 17 Postos de Saúde da Família (PSFs) foram treinados para atender os pacientes nos bairros.
Em uma reunião realizada nesta segunda-feira, 16, a Vigilância em Saúde definiu o cronograma de atuação da Força-Tarefa para os próximos dez dias. Será realizado tratamento focal nas residências nas localidades com maior número de notificações. A equipe atuará nos bairros Nossa Senhora de Lourdes; Aquenta Sol; Vila Mariana; Cohab I e II; Caminho das Águas I e II; Vila Paraíso; Jardim Europa; Esplanada; Cidade Nova; Alto dos Ipês; Judith Cândido; Nova Era I e II; Campestre I, II e III e Centro.
A Força-Tarefa permanecerá na cidade até o dia 27 de março.
Nenhum comentário:
Postar um comentário