Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) decidiram pela participação na paralisação nacional dos servidores públicos federais nos dias 7, 8 e 9 de abril. Nestes dias, durante a paralisação nacional, a Biblioteca Universitária (BU) da instituição estará aberta das 7h15 às 12h45, apenas para devolução de materiais.
A mobilização faz parte de uma jornada de luta nacional dos servidores para que o governo Dilma inicie já as negociações com o Fórum Nacional dos Servidores Federais, entidade que congrega 32 entidades representativas, e atenda a pauta de reinvindicações, que tem como eixo principal o reajuste salarial linear de 27,3% - perda acumulada durante o 1º governo da presidenta Dilma Rousseff (PT).
Entre as pautas unificadas estão também a regulamentação da jornada de 30h sem redução de salário; revogação da reforma da previdência (aprovada com o mensalão) do Funpresp e da Enserh; isonomia salarial e de todos os benefícios entre os poderes; incorporação de todas as gratificações produtivistas; fim da terceirização; concurso público pelo RJU, entre outras.]
Nacional
Servidores Federais de todo o país realizam na próxima semana (7 a 9) a Jornada Nacional de Lutas, com caravana a Brasília e manifestações na Esplanada dos Ministérios. Nos estados, a mobilização será marcada com atos e paralisações unificadas entre as diversas categorias do serviço público, concentradas na terça-feira (7).
O Fórum das Entidades Nacionais dos SPF, composto por 32 entidades representativas da categoria, se reuniu na última quarta-feira, 1º, em Brasília para definir os últimos detalhes da organização da jornada na capital federal.
Foi protocolada uma carta solicitando audiência com o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, para o dia 8. No documento, o Fórum dos SPF rejeita a agenda apresentada pelo ministro na reunião de 20 de março - quando o Mpog sinalizou que só iniciará o processo de negociações em maio.
Os servidores reivindicam a abertura imediata do processo negocial, uma vez que a pauta unificada do Fórum foi protocolada em 25 de fevereiro.
Comentários