Pular para o conteúdo principal

POLÍCIA FEDERAL PEDE A PROCURADOR INVESTIGAÇÃO DE CRIME ELEITORAL CONTRA REGINALDO LOPES

Lopes, que foi o federal mais votado de Minas Gerais, obteve em Lavras 9.569 mil votos nas eleições de 2014 (4.623 votos nas eleições de 2010)
A Polícia Federal (PF) solicitou ao procurador regional eleitoral do Estado, Patrick Salgado Martins, pedido de abertura de inquérito para investigar suposto crime eleitoral em favor das campanhas do deputado federal Reginaldo Lopes (PT) e do deputado estadual Paulo Guedes (PT), atual secretário de Desenvolvimento do Norte de Minas. 

O pedido é um desdobramento da operação “Curinga”, deflagrada pela PF e Ministério Público Federal (MPF) em novembro de 2014 para coibir um esquema de fraude na Previdência Social na cidade de Monte Azul, no Norte de Minas. Benefícios previdenciários eram trocados por votos. No curso da investigação, no entanto, foram descobertos indícios de crimes eleitorais. O Hoje em Dia revelou o relatório da investigação com exclusividade, em uma série de reportagens em novembro. 

No ofício enviado ao MPF, o delegado Marcelo Freitas, chefe do Departamento policial em Montes Claros, sustenta ter encontrado elementos que denotam a prática de “graves delitos eleitorais” na campanha de 2014. Ele cita os crimes de compra de voto e transporte de eleitores no dia do pleito.

Já o procurador Patrick Salgado, por meio da assessoria, informou que cópias dos documentos da operação deram entrada na Procuradoria, em BH, no último dia 23, e que um procedimento foi instaurado para apurar o caso. Salgado pode instaurar um inquérito para aprofundar as investigações ou arquivar o pedido. 

Em entrevista, o deputado federal Reginaldo Lopes declarou não ter sido notificado, mas que irá constituir um advogado para ter acesso aos autos. Só depois disso ele vai se manifestar. Por meio de nota, o secretário Paulo Guedes afirmou estar à inteira disposição das autoridades.

Segundo a PF, aliados dos deputados em Monte Azul utilizaram recursos públicos para obter votos na eleição de 2014.Benefícios previdenciários, materiais de construção, combustível, dentaduras e até cadastros do programa Bolsa-Família teriam sido fornecidos aos eleitores em troca de apoio político.

Além da Prefeitura e Câmara Municipal, as estruturas do sindicato dos trabalhadores rurais, entidade controlada pelo PT local, e uma agência do INSS de Espinosa, cidade vizinha a Monte Azul, teriam sido usadas para captação de votos.

Inquérito mostra atuação de acusados em campanhas
Os nomes do deputado federal Reginaldo Lopes (PT) e do deputado estadual Paulo Guedes, secretário do governo estadual, foram citados várias vezes no relatório da operação “Curinga” da PF pelos principais alvos do inquérito, o vice-prefeito da cidade, Toninho da Barraca (PT), e pelos vereadores Geraldo Ladim (PT) e Marineide do Sindicato (PT). 

Os três atuaram na campanha de Lopes e Guedes na cidade. Em várias situações, foram flagrados em grampos telefônicos negociando votos com eleitores. Em troca, ofereciam benesses com dinheiro público, conforme inquérito da PF, ao qual o Hoje em Dia teve acesso. É possível vê-los ainda participando de eventos de campanha ao lado dos deputados, como carreatas, caminhadas e reuniões. 

Apontado como cabeça do esquema, Toninho é acusado de usar o cargo para manter uma “cadeia de favores com o intuito de obter apoio político”. Nos diálogos interceptados, Toninho oferece material de construção, transporte e combustível em troca de votos. 

O vereador Ladim, de acordo com o relatório, atua para forjar os documentos necessários para obtenção de benefícios previdenciários. Já a vereadora Marineide oferece transporte para eleitores se deslocarem até a agência do INSS de Espinosa. Os três foram procurados, mas não foram localizados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

VLI AMPLIA PASSEIOS NATALINOS NOTURNOS NA MARIA FUMAÇA DE SÃO JOÃO DEL-REI E TIRADENTES

Papai Noel fará mais seis viagens nos três primeiros sábados de dezembro, no trem decorado e iluminado Devido à alta procura pelos passeios natalinos noturnos com Papai Noel a bordo da Maria Fumaça de São João del-Rei e Tiradentes, administrada pela VLI – controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) –, as viagens com o Bom Velhinho agora também ocorrerão nos três primeiros sábados de dezembro: dias 6, 13 e 20. Os passeios dos dias 5, 12, 19 e 26 de dezembro seguem confirmados. As viagens, bem como o trem iluminado e decorado, têm encantado a população destes dois municípios, bem como os turistas do Campo das Vertentes, em Minas Gerais. As partidas da Estação de São João del-Rei, com destino a Tiradentes, são às 18h30. Já as viagens de Tiradentes, com destino a São João del-Rei, acontecem às 20h. Para conferir a agenda com os horários do trem turístico, basta clicar aqui . Os passageiros também poderão interagir com o Papai Noel na Estação de São João del-Rei, onde foi montado o cant...