Pular para o conteúdo principal

POLÍCIA FEDERAL PEDE A PROCURADOR INVESTIGAÇÃO DE CRIME ELEITORAL CONTRA REGINALDO LOPES

Lopes, que foi o federal mais votado de Minas Gerais, obteve em Lavras 9.569 mil votos nas eleições de 2014 (4.623 votos nas eleições de 2010)
A Polícia Federal (PF) solicitou ao procurador regional eleitoral do Estado, Patrick Salgado Martins, pedido de abertura de inquérito para investigar suposto crime eleitoral em favor das campanhas do deputado federal Reginaldo Lopes (PT) e do deputado estadual Paulo Guedes (PT), atual secretário de Desenvolvimento do Norte de Minas. 

O pedido é um desdobramento da operação “Curinga”, deflagrada pela PF e Ministério Público Federal (MPF) em novembro de 2014 para coibir um esquema de fraude na Previdência Social na cidade de Monte Azul, no Norte de Minas. Benefícios previdenciários eram trocados por votos. No curso da investigação, no entanto, foram descobertos indícios de crimes eleitorais. O Hoje em Dia revelou o relatório da investigação com exclusividade, em uma série de reportagens em novembro. 

No ofício enviado ao MPF, o delegado Marcelo Freitas, chefe do Departamento policial em Montes Claros, sustenta ter encontrado elementos que denotam a prática de “graves delitos eleitorais” na campanha de 2014. Ele cita os crimes de compra de voto e transporte de eleitores no dia do pleito.

Já o procurador Patrick Salgado, por meio da assessoria, informou que cópias dos documentos da operação deram entrada na Procuradoria, em BH, no último dia 23, e que um procedimento foi instaurado para apurar o caso. Salgado pode instaurar um inquérito para aprofundar as investigações ou arquivar o pedido. 

Em entrevista, o deputado federal Reginaldo Lopes declarou não ter sido notificado, mas que irá constituir um advogado para ter acesso aos autos. Só depois disso ele vai se manifestar. Por meio de nota, o secretário Paulo Guedes afirmou estar à inteira disposição das autoridades.

Segundo a PF, aliados dos deputados em Monte Azul utilizaram recursos públicos para obter votos na eleição de 2014.Benefícios previdenciários, materiais de construção, combustível, dentaduras e até cadastros do programa Bolsa-Família teriam sido fornecidos aos eleitores em troca de apoio político.

Além da Prefeitura e Câmara Municipal, as estruturas do sindicato dos trabalhadores rurais, entidade controlada pelo PT local, e uma agência do INSS de Espinosa, cidade vizinha a Monte Azul, teriam sido usadas para captação de votos.

Inquérito mostra atuação de acusados em campanhas
Os nomes do deputado federal Reginaldo Lopes (PT) e do deputado estadual Paulo Guedes, secretário do governo estadual, foram citados várias vezes no relatório da operação “Curinga” da PF pelos principais alvos do inquérito, o vice-prefeito da cidade, Toninho da Barraca (PT), e pelos vereadores Geraldo Ladim (PT) e Marineide do Sindicato (PT). 

Os três atuaram na campanha de Lopes e Guedes na cidade. Em várias situações, foram flagrados em grampos telefônicos negociando votos com eleitores. Em troca, ofereciam benesses com dinheiro público, conforme inquérito da PF, ao qual o Hoje em Dia teve acesso. É possível vê-los ainda participando de eventos de campanha ao lado dos deputados, como carreatas, caminhadas e reuniões. 

Apontado como cabeça do esquema, Toninho é acusado de usar o cargo para manter uma “cadeia de favores com o intuito de obter apoio político”. Nos diálogos interceptados, Toninho oferece material de construção, transporte e combustível em troca de votos. 

O vereador Ladim, de acordo com o relatório, atua para forjar os documentos necessários para obtenção de benefícios previdenciários. Já a vereadora Marineide oferece transporte para eleitores se deslocarem até a agência do INSS de Espinosa. Os três foram procurados, mas não foram localizados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho