Pular para o conteúdo principal

BARBACENA ANUNCIA EXTINÇÃO DE 82 CARGOS COMISSIONADOS E IMPÕE CONTENÇÃO DE DESPESAS

Barbacena é governada por Antônio Carlos Andrada

A Prefeitura Municipal de Barbacena, nas Vertentes, na última sexta-feira, 15, uma série de medidas que visam adequar o município a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), no que se refere a receitas e despesas, ante ao agravamento da crise econômica nacional que levou a uma acentuada queda de repasses aos municípios pelo governo estadual e pelo governo federal.  

Dentre outras medidas, foi protocolado na Câmara Municipal um Projeto de Lei extinguindo 26 cargos de chefia, que somados a primeira etapa de medidas de austeridade já realizadas somarão 82 cargos comissionados extintos. E através do Decreto Municipal 7.770, foi criada a Comissão de Contensão de Despesas, que terá como atribuição o acompanhamento e avaliação das medidas de contingenciamento de gastos emitidos no referido Decreto.  

Pelas medidas anunciadas deverão ocorrer redução de convênios, servidores comissionados, contratados; de concessão de diárias, hora-extra; de despesas de combustível de veículos, maquinas e equipamentos; de consumo de água, energia elétrica e ligações telefônicas; e de uso de materiais de consumo, suprimentos de informática e cópias e impressões. 

Também deverá ocorrer suspensão de novos convênios, aquisição de material permanente; de atividades relacionadas a festividades culturais, esportivas e recreativas, que não tenham sido objeto de prévia previsão orçamentária.

Pela proposta apresentada pela secretaria de Planejamento e Gestão, segundo o prefeito em exercício Mario Raimundo de Melo, a meta é de realizar uma redução, em média, de 20% das despesas da Prefeitura. 

O prefeito afirmou que os ajustes administrativos e financeiros realizados objetivam sobretudo preservar os recursos destinados aos programas sociais, educacionais, de saúde e ações em obras públicas que já estão pactuados e em execução, como os projetos de asfaltamento de ruas, de transito e mobilidade urbana, de alocação de academias de ginástica, e do PAC do Saneamento que atingirá 20 bairros, investimentos da ordem de R$20 milhões de reais

A Comissão de Contenção de Despesas, será composta pelo secretário de Fazenda, José Francisco Milagres Primo, pelo secretário de Planejamento e Gestão, Diogo Carreiro Lima, e pelo secretário-chefe da Casa Civil, José Augusto Penna Naves, que informou que o Decreto Municipal 7.770 é temporário e deverá ser revogado no momento em que as medidas a serem adotadas sinalizarem para o devido equilíbrio financeiro orçamentário do município.  

A única Comissão Técnica Especial de apoio a Comissão de Contenção de Despesas anunciada até agora, será composta pelos servidores Eliane Mary, Mario Candian, e Fábio Russo, respectivamente servidores da secretaria de Fazenda, da Secretaria de Planejamento e Gestão e da Controladoria Geral do Município. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.