Pular para o conteúdo principal

BARBACENA ANUNCIA EXTINÇÃO DE 82 CARGOS COMISSIONADOS E IMPÕE CONTENÇÃO DE DESPESAS

Barbacena é governada por Antônio Carlos Andrada

A Prefeitura Municipal de Barbacena, nas Vertentes, na última sexta-feira, 15, uma série de medidas que visam adequar o município a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), no que se refere a receitas e despesas, ante ao agravamento da crise econômica nacional que levou a uma acentuada queda de repasses aos municípios pelo governo estadual e pelo governo federal.  

Dentre outras medidas, foi protocolado na Câmara Municipal um Projeto de Lei extinguindo 26 cargos de chefia, que somados a primeira etapa de medidas de austeridade já realizadas somarão 82 cargos comissionados extintos. E através do Decreto Municipal 7.770, foi criada a Comissão de Contensão de Despesas, que terá como atribuição o acompanhamento e avaliação das medidas de contingenciamento de gastos emitidos no referido Decreto.  

Pelas medidas anunciadas deverão ocorrer redução de convênios, servidores comissionados, contratados; de concessão de diárias, hora-extra; de despesas de combustível de veículos, maquinas e equipamentos; de consumo de água, energia elétrica e ligações telefônicas; e de uso de materiais de consumo, suprimentos de informática e cópias e impressões. 

Também deverá ocorrer suspensão de novos convênios, aquisição de material permanente; de atividades relacionadas a festividades culturais, esportivas e recreativas, que não tenham sido objeto de prévia previsão orçamentária.

Pela proposta apresentada pela secretaria de Planejamento e Gestão, segundo o prefeito em exercício Mario Raimundo de Melo, a meta é de realizar uma redução, em média, de 20% das despesas da Prefeitura. 

O prefeito afirmou que os ajustes administrativos e financeiros realizados objetivam sobretudo preservar os recursos destinados aos programas sociais, educacionais, de saúde e ações em obras públicas que já estão pactuados e em execução, como os projetos de asfaltamento de ruas, de transito e mobilidade urbana, de alocação de academias de ginástica, e do PAC do Saneamento que atingirá 20 bairros, investimentos da ordem de R$20 milhões de reais

A Comissão de Contenção de Despesas, será composta pelo secretário de Fazenda, José Francisco Milagres Primo, pelo secretário de Planejamento e Gestão, Diogo Carreiro Lima, e pelo secretário-chefe da Casa Civil, José Augusto Penna Naves, que informou que o Decreto Municipal 7.770 é temporário e deverá ser revogado no momento em que as medidas a serem adotadas sinalizarem para o devido equilíbrio financeiro orçamentário do município.  

A única Comissão Técnica Especial de apoio a Comissão de Contenção de Despesas anunciada até agora, será composta pelos servidores Eliane Mary, Mario Candian, e Fábio Russo, respectivamente servidores da secretaria de Fazenda, da Secretaria de Planejamento e Gestão e da Controladoria Geral do Município. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

PREFEITURA DE VARGINHA PUBLICA EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO 2025

O município de Varginha publicou na última quinta-feira, 24, o edital para o concurso público da Prefeitura de Varginha, cuja responsabilidade é da empresa AvançaSP. As inscrições poderão ser feitas até o dia 25 de agosto. Há vagas para administrador, assistente social, auxiliar de creche, biólogo, contador, dentista, desenhista, técnico em enfermagem, técnico em informática, arquiteto, assistente social escolar, engenheiro agrônomo, engenheiro eletricista, motorista, agente fiscal, auxiliar de dentista, médico, operador de veículos pesados, técnico em raio X, educador infantil, professor PII, psicólogo, nutricionista e fonoaudiólogo, entre outros cargos. São 849 vagas com salários que vão até R$ 8.600. Os aprovados terão benefícios como Ticket Alimentação, Vale Transporte, Plano de Previdência Própria - Aposentadoria e Pensão, Seguro de Vida (por adesão), Assistência à Saúde (por Adesão), Plano Odontológico (por adesão), Auxílio Funeral, Auxílio Reclusão, Auxílio Natalidade, Promoção ...