quinta-feira, 14 de maio de 2015

DOCENTES E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DA FEDERAL DE LAVRAS ADEREM À PARALISAÇÃO NACIONAL


Os professores e os servidores técnicos administrativos em educação (TAE's) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), aprovaram em suas respectivas assembleias, a adesão à Paralisação Nacional dos Docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) hoje, quinta-feira, 14. 

Grande parte das Instituições Federais de Ensino Superiores aderiram em assembleias à paralisação proposta pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN). 

O indicativo de greve dos docentes federais foi definido no final de abril. Durante o XXII Congresso da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra), entidade sindical dos técnicos administrativos, ocorrido entre os dias 4 a 8 de maio na cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas,  foi organizada a mobilização para a construção de uma greve geral dos trabalhadores da educação, com indicativo para o dia 28 de maio (o indicativo está sendo discutido com o Andes/Sindicato Nacional dos Docentes).

Nesta segunda-feira, 11, os diretores da Fasubra se reuniram com o secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Sérgio Mendonça. Ele reafirmou a posição do ministro Nelson Barbosa, de que vão trabalhar com parâmetros relativos ao espaço orçamentário e fiscal, que tem a ver com o a evolução do PIB.

Segundo a representação do MPOG, não há posição prévia do governo de praticar arrocho, e que na projeção do Governo, em 2016, o Projeto de Lei orçamentária prevê um pequeno crescimento da economia.

"O parâmetro não é só o crescimento real, tem que ser observado também o aumento da inflação. Por isso é considerado o crescimento do PIB nominal, e com esse parâmetro o governo vai trabalhar na próxima semana, para verificar o que é possível dentro desses patamares", destacou Mendonça.

No dia de hoje, os servidores públicos federais (SPF) de todo o país realizarão um ato nacional em Brasília (DF) em frente ao MPOG durante a reunião, marcada para às 10h, do Fórum das Entidades Nacionais dos SPF com os representantes da Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) do MPOG. 

Após a vitoriosa Jornada de Lutas dos SPF, realizada em abril, o dia 14 de maio é a grande aposta dos servidores para avançar na negociação efetiva da Campanha Salarial 2015, através da unidade entre as diversas entidades que integram o Fórum.

À tarde, após a reunião com a SRT/MPOG, será realizada a Reunião Ampliada do Fórum dos SPF, em Brasília, para avaliar o andamento da negociação e encaminhar as ações para o próximo período.

“É a segunda reunião de negociação com o governo, que queria empurrar a data mais para frente e conseguimos através da pressão das atividades dos SPF, pela antecipação da reunião. Esperamos que o governo apresente alguma reposta já neste encontro”, afirma Giovanni Frizzo, um dos coordenadores do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) do ANDES-SN e 1° vice-presidente da Regional Rio Grande do Sul do Sindicato Nacional.

De acordo Giovanni Frizzo, o dia de hoje fica marcado pelo Dia Nacional de Paralisação dos Docentes nas Ifes e terá participação em peso das seções sindicais do ANDES-SN, com a realização de diferentes atividades de base, como assembleias, panfletagens e manifestações locais.  

A paralisação foi definida na reunião do Setor das Ifes realizada no final de abril, para destacar as pautas específicas da categoria como a defesa da carreira docente, dos direitos de aposentadoria e contra os cortes de verbas na educação pública. 

“A nossa categoria está se articulando nas instituições federais para fazer a paralisação e também participar dos atos unificados dos SPF nos estados. Temos acompanhado a rodada de assembleias, em conjunto com o sindicato dos técnicos administrativos, Fasubra, e com o apoio do movimento estudantil. A paralisação do dia 14 será muito forte nas Ifes”, assegura.

O docente ainda alerta para o cenário atual que o país vive, com corte orçamentário na educação pública, as medidas provisórias 664 e 665, que atacam os direitos da classe trabalhadora, e o projeto que libera as terceirizações, antigo PL 4330/04, o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 30/2015. 

“Nessa conjuntura de diferentes e diversos ataques aos direitos trabalhistas no conjunto da classe trabalhadora, e especificamente dos SPF, temos avaliado que somente conseguiremos resistir a esses ataques e buscar uma ofensiva com a intensificação da mobilização no conjunto dos trabalhadores”, diz, ressaltando a paralisação nacional, rumo à greve geral, que vem sendo articulada pelas centrais sindicais para o dia 29 de maio.

A programação na Universidade Federal de Lavras será iniciada às 7h com a exibição de filmes, atividades culturais e debates e ocorrerá no Canteiro Central do Campus Universitário e deve se estender por todo período da manhã.

Confira a agenda de atividades dos docentes da Universidade Federal de Lavras para hoje:

- 7h: Concentração em frente à reitoria;
- 8h: Plenária de docentes, técnicos-administrativos e estudantes. Local: canteiro central.
- 9h: Atividades culturais e exibição do vídeo “Dívida Pública e Financiamento da Universidade”.
- 10h: Continuação da assembleia de 11 de maio com os seguintes pontos de pauta: proposta de indicativo de greve do ANDES-SN; Informes da Diretoria;Assuntos Gerais.

Nenhum comentário: