A Secretaria Municipal de Saúde de Três Pontas, no Sul de Minas, equipou uma sala do Hospital São Francisco de Assis para atendimentos específicos dos casos de Dengue. Desde janeiro, 1,2 mil casos foram notificados e 200 confirmados na cidade. Além disso, este ano uma pessoa morreu vítima da doença e outra morte ainda está sob investigação.
O S.O.S. Dengue vem como suporte para o aumento nos números de casos da doença, e oferecerá atendimento junto ao Pronto Atendimento Municipal.
O aumento no número de casos no município acarretou um congestionamento nos atendimentos do Pronto Atendimento Municipal (PAM), isso está acarretando atrasos nos atendimentos rotineiros, e de Urgência e Emergência. Portanto, a partir de agora, os atendimentos as suspeitas de dengue serão atendidos nessa sala, nomeada de S.O.S. Dengue.
Os pacientes serão triados através do Protocolo de Manchester, conforme já é realizado no PAM, porém será inserida uma nova cor (Preta), que identificará os pacientes suspeitos e/ou confirmados de Dengue. Portanto, durante a triagem serão inseridas duas cores nos casos suspeitos, a cor de rotina do Protocolo, e a cor preta de identificação da Dengue.
A sala está instalada em um cômodo da antiga UTI da Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis, que hoje se encontra desativada. O local tem acesso facilitado ao Pronto Atendimento Municipal e também à Santa Casa, o que ajuda em casos de agravos que precisem da internação hospitalar.
A sala funcionará das 09h às 17h, de segunda a sexta-feira, após isso os pacientes serão transferidos para os leitos próprios do PAM, e será acompanhado pela Equipe de Plantão.
Ela permanecerá ativa somente durante o período considerado de surto, quando há Alto Risco de Transmissibilidade da Doença, a previsão inicial é de 30 dias, podendo se prolongar em caso de necessidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário