O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) promoveu, na manhã desta segunda-feira, 11 de maio, o sorteio público para realização de auditorias em 20% dos órgãos e entidades inadimplentes com o Sistema Informatizado de Contas Municipais (Sicom), em cumprimento a uma decisão do Tribunal Pleno, dada no dia 8 de abril.
Por meio da seleção, comunicada antecipadamente no Diário Oficial de Contas (DOC), foram escolhidas aleatoriamente 11 prefeituras e três órgãos municipais, de um total de 53 prefeituras e 13 órgãos, que na data limite para a prestação de contas anual, 31/03/2015, não haviam encaminhado as remessas referentes ao acompanhamento mensal de 2014 ou os documentos exigidos pela Instrução Normativa 03/2014, editada pelo TCEMG, que estabelece diretrizes para a prestação das contas de 2014 dos prefeitos.
No Sul de Minas, Três Corações e Conceição das Alagoas foram sorteadas e receberão uma equipe do tribunal para a realização da auditoria. De acordo com a superintendente de Controle Externo, Cláudia Costa, todas as auditorias serão realizadas in loco.
O objeto da investigação, a ser cumprido pelos analistas, é sigiloso e varia de acordo com a natureza do auditado. “Faremos o controle concomitante (simultâneo), verificando como os recursos são aplicados, em bem da sociedade”, disse a gestora.
O sorteio foi efetuado eletronicamente por um sistema desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do Tribunal, especialmente para a ocasião. O procurador-geral do Ministério Público junto ao Tribual (MPTC), Daniel de Carvalho Guimarães, acompanhou o procedimento.
Também estavam presentes Cristiana Prates, diretora de Controle Externo dos Municípios; Joana Regadas, da assessoria da Diretoria-Geral; Alcimar Bonomi, Diogo Mendes e Marcus Saliba, todos da DTI; e o advogado Marcelo Teixeira.
Saiba mais: Tribunal multa prefeitos do Sul de Minas
Nenhum comentário:
Postar um comentário