Pular para o conteúdo principal

ENCONTRO DEBATE GESTÃO PÚBLICA DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO BÁSICO


A necessidade de repensar o modelo de abastecimento de água diante do problema de escassez hídrica e a prestação de serviços de saneamento de qualidade foram os destaques na abertura da 45ª Assembleia da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), em andamento, em Poços de Caldas, no Sul de Minas.

O eventoé reconhecido como um dos maiores encontros anuais de saneamento básico da América Latina. Neste ano, com o tema “Saneamento Ambiental: políticas integradas com participação social”, a estimativa é a de receber 2.000 participantes, nos seis dias de atividades, entre oficinas, painéis, mesas redondas, seminários, palestras, entre outros itens da programação.

Esforço estadual
Representando o governador Fernando Pimentel, o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, reforçou a preocupação e o compromisso da atual gestão com a questão do saneamento básico, principalmente com relação à gestão participativa e transparente. 

"Ao contrário da gestão anterior, o governador Fernando Pimentel determinou que haja transparência em relação à crise hídrica que estamos enfrentando. O assunto tem sido tratado com total prioridade e faz parte da sua agenda semanal de trabalho", afirmou.

Odair destacou, também, a criação por parte do Governo de um Plano Estadual de Saneamento. "O governador irá nomear um grupo de trabalho para pensar, executar e criar condições objetivas para que tenhamos em Minas um Plano Estadual de Saneamento. Não haverá concorrência junto aos serviços municipais. Nossa intenção é realizar um trabalho de parceria, de forma integrada e colaborativa, buscando a melhoria da qualidade de vida da população",  explicou.

Geração de lixo urbano
Responsável pelas políticas de saneamento básico no Estado de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru) integrou o "Painel de Resíduos Sólidos" da Assembleia, com uma palestra sobre “Coleta seletiva, logística reversa e a destinação adequada dos rejeitos”.

Na oportunidade, foi apresentado um conjunto de ações e procedimentos para facilitar a coleta e o reaproveitamento dos resíduos sólidos, em acordo com o que prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

A palestra mostrou, ainda, o caso de sucesso do Consórcio Intermunicipal da Microrregião do Alto Sapucaí (Cimasas), criado com a finalidade de buscar solução para o destino dos resíduos sólidos. O consórcio, que congrega 11 municípios e tem sede em Itajubá, foi o primeiro no país a ser fomentado da sua formatação até sua implantação, licenciamento e operação do empreendimento com apoio do Governo do Estado, por meio da Sedru.

Presente no encontro, o secretário da Sedru, Tadeu Martins Leite, reforçou que a oportunidade de trocar experiências entre os especialistas da área e apontar alternativas para a crise hídrica que atinge o país. “Este é um tema que vem incomodando os gestores públicos, e em Minas ele é tratado com bastante seriedade pelo governador Fernando Pimentel, que criou uma força-tarefa com este objetivo”, complementou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.