Pular para o conteúdo principal

UPA DE VARGINHA COMEMORA 3º ANIVERSÁRIO COM RECORDE DE ATENDIMENTO


A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Varginha, no Sul de Minas, completa três anos de funcionamento com números expressivos. Desde o início de suas atividades, prestou atendimentos a 376.882 pessoas, sendo que nos cinco primeiros meses de 2015, o volume de atendimentos bateu recorde em relação aos dois primeiros anos de funcionamento. 

Abril foi o mês com maior número de atendimentos: 12.819. Os atendimentos são variados como acidentes rábicos, em média mais de 50 atendimentos por mês; intoxicação exógena (consequência clínica e/ou bioquímicas da exposição a substâncias químicas) e ainda foram atendidas em média 10 vítimas de queimaduras por mês neste ano. 

Os exames laboratoriais ultrapassaram 35 mil e os de raios X são superiores a 14 mil, só em 2015. A chefe da Divisão de Urgências e Emergências da UPA, Rosana Morais, explica que diariamente sete médicos plantonistas estão à disposição da população: pediatras (2 – 24h), cirurgião (1 – 24h), clínico-geral (4 das 7h às 19h – 3 das 19h às 24h e 2 da 00h às 7h). 

Já na estrutura física são 23 leitos, 5 na observação infantil, 12 na observação adulto, 4 na sala de estabilização e dois no isolamento; além de setores de raios X, eletrocardiograma e exames laboratoriais. 

Uma completa estrutura de Recursos Humanos, com mais de 190 servidores compõe a UPA, como médicos, enfermeiros todos pós-graduados em urgência e emergência, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório, bioquímicos, técnicos de raio X, pessoal administrativo, higiene e limpeza e recepcionistas.

Rosana enaltece a dedicação, trabalho em equipe e comprometimento de todos os servidores nesta prestação de serviços à população, pois o acolhimento humanizado e de qualidade é o principal objetivo da Unidade. 

A UPA de Varginha conta com nutricionistas, oferecendo alimentação completa na parte clínica. Tem alas de isolamento para pessoas com doenças infecto contagiosas (adulto e pediatria), um reservatório de oxigênio hospitalar, e além disse está ligada a uma rede de hospitais de Varginha e região dentro do sistema SUS Fácil.

Comemoração
A Semana de Comemoração do 3º aniversário da UPA foi aberta com a palestra sobre o tema “Cuidando dos Cuidadores”, com acadêmicos do curso superior de Psicologia, da Universidade de Alfenas (Unifenas). Haverá um Culto Ecumênico, hoje, quinta-feira, 25, aula de Zumba e coffee break e amanhã, sexta-feira, 26. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ELEIÇÕES NA UFLA

A Comunidade Universitária trouxe a tona essa semana dois nomes fortes para a “Reconstrução” da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Eles têm no currículo páginas dedicadas ao trabalho realizado na universidade, trabalho este que marcou duas gestões como sendo históricas. Encabeça a chapa o Professor José Roberto Soares Scolforo, tendo como vice o Professor Jackson Antônio Barbosa. Ambos com o nome já grafado na história desta instituição centenária, pelo trabalho prestado não só na área didática como também no campo administrativo, onde Scolforo atuou por dois mandatos como Reitor e Jackson como Prefeito do Campus (cargo este transformado em Pró-reitor de Infraestrutura e Logística). Quem acompanha a Ufla nos últimos 12 anos, é testemunha que o período entre 2012 e abril de 2020 foi de uma transformação fantástica na universidade.  Scolforo usou sua capacidade administrativa para colocar a universidade entre as primeiras do ranking nacional. Projetou também o nome da Ufla intern...