quarta-feira, 22 de julho de 2015

INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS VÃO DISPONIBILIZAR IMAGENS EXTERNAS PARA AÇÕES DE SEGURANÇA


O secretário de Governo de Poços de Caldas, no Sul de Minas, Fernando Posso, e a presidente da Câmara, vereadora Regina Cioffi, reuniram-se, na última quinta-feira, 16, na Prefeitura, com representantes das instituições bancárias instaladas no município. 

O objetivo da reunião, solicitada pela vereadora, foi reiterar o cumprimento da Lei 8.971, de 2014, que dispõe sobre a instalação de sistema de segurança e monitoramento por meio de câmeras de vídeo.

Participaram do encontro, representantes dos bancos Bradesco, Caixa, Banco do Brasil, Mercantil e Itaú-Unibanco. Na reunião, a presidente da Câmara e o secretário de Governo discutiram com os gerentes sobre a importância da lei para o sistema de segurança pública do município.

Pela legislação, as instituições bancárias e financeiras são obrigadas a instalar câmeras de vigilância do lado externo de seus prédios, como dispositivo de segurança para gravação de imagens de toda a movimentação de clientes, funcionários e circulação de pessoas. 

O equipamento deve proporcionar, no mínimo, 180º de visibilidade.

As imagens geradas pelo dispositivo de segurança devem ser gravadas em banco de dados e disponibilizadas às autoridades competentes, caso necessário. 

As novas instituições bancárias e financeiras já devem cumprir as exigências legais para a expedição do alvará de funcionamento.

As instituições bancárias já estão se adequando à nova lei e o sistema deve estar em funcionamento já a partir da segunda quinzena de agosto. 

A reunião foi solicitada pela presidente da Câmara. Novo encontro será agendado também com representantes de correspondentes bancários e casas lotéricas.

“A iniciativa da vereadora Regina Cioffi vem ao encontro do anseio permanente da população por mais segurança. Sem dúvida, o cumprimento da Lei 8.971 vai auxiliar de maneira fundamental nas ações integradas de segurança no município”, avalia o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço.

Nenhum comentário: