Pular para o conteúdo principal

GOVERNO CONTEMPLA PROJETO DE LAVRAS COM EDITAL DE PATROCÍNIO

De mais de mil propostas recebidas, 109 projetos foram selecionados, alcançando 65 municípios mineiros


O II Encontro Ibero-americano de Construções Sociais de Madeira acontecerá concomitantemente ao II CBCTEM. Este encontro é parte do projeto que tem como título “Casas Sociais de Madeira: Autoconstrução”, coordenado pelo professor Luis Acuña Rello da Universidad de Valladolid (UVA), da Espanha

Está disponível para consulta o resultado do primeiro Edital para Concessão de Patrocínios a Eventos do Governo do Estado de Minas Gerais (Edital 01/2015). 

Foram recebidas 1.130 propostas e, destas, 109 foram selecionadas, beneficiando 65 municípios mineiros, entre eles Lavras, que teve o projeto “II Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira” aprovado. Para execução do evento, o Governo de Minas irá destinar R$ 30 mil.

Estarão reunidos no II CBCTEM pesquisadores, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação, técnicos, engenheiros, arquitetos, designers, comerciantes, administradores públicos, produtores de madeira e de produtos de madeira, assim como outros membros da sociedade que têm em comum sua relação com a madeira.

O II Encontro Ibero-americano de Construções Sociais de Madeira acontecerá concomitantemente ao II CBCTEM. Este encontro é parte do projeto que tem como título “Viviendas Sociales de Madera: Autoconstrucción”, coordenado pelo professor Luis Acuña Rello da Universidad de Valladolid (UVA), da Espanha.

Participam do projeto os Iberoamericanos: Guatemala: Instituto Maya de Estudios Superiores - Universidad de San Carlos; Bolivia: Universidad Autónoma Gabriel René Moreno; Argentina: Universidad Nacional de La Plata; Universidad Tecnológica Nacional, Instituto Nacional Tecnológico Agrario; Ecuador: Universidad Nacional de Loja; Brasil: Universidade Federal de Lavras; Uruguay: Universidad ORT Uruguay; Universidad de la República - Centro de Tacuarembó; México: Universidad Autónoma de Chapingo.

O objetivo do projeto é contribuir para aliviar as necessidades habitacionais atuais, através da construção de casas de madeira que envolvam todos os critérios de habitabilidade e conforto necessários para um desenvolvimento digno da família e sua integração no contexto social, utilizando materiais e designs adaptáveis ​​a diferentes lugares e situações (bairros sociais, realocações, moradia pós-desastre, ...), com custos bem menores do que construções habituais deste tipo de habitação.

Como marco inicial do projeto, que se iniciou em 2014 e será concluído em 2016, o primeiro encontro foi realizado na Universidad Nacional de La Plata, Argentina, entre 10 e 15 de novembro de 2014, quando foram detalhadas as necessidades comuns e as características especiais de cada país para o desenvolvimento do projeto. 

Em La Plata, também foi feito o treinamento teórico e prático da equipe do projeto em técnicas de autoconstrução e em tecnologias de classificação e análise da qualidade da mesma.


Durante o evento foi construída uma casa em madeira no modelo canadense, com a participação da equipe. Casas, com projetos próprios, mas de acordo com o mesmo modelo serão construídas nas instituições representadas no projeto.

Processo seletivo de projetos
A seleção dos projetos, feita pela Secretaria de Estado de Governo (Segov), em parceria com as empresas BDMG, Cemig, Copasa, Codemig e Gasmig, contempla requisitos tanto no âmbito da Administração Pública Direta quanto na Administração Pública Indireta. Serão investidos R$ 3,5 milhões.

Todos os projetos foram analisados por uma comissão julgadora, de acordo com os seguintes critérios estabelecidos no edital: acessibilidade, viabilidade, abrangência, diversidade e diferencial. Cada quesito recebeu notas que variavam de 0 a 5, totalizando 25 pontos, no máximo.

Neste sentido, o Comitê de Patrocínio deliberou sobre os valores a serem concedidos para cada projeto, com o objetivo de atender o maior número possível de ideias.

Amanhã, terça-feira, 4, será divulgado um cronograma de recebimento de documentos, bem como o órgão concedente do patrocínio. Caso os projetos classificados não apresentem a documentação conforme estabelecido no edital, serão convocados os projetos suplentes, obedecendo a ordem de pontuação. Foram selecionados 42 projetos suplentes.

Confira a lista dos projetos selecionados e os projetos suplentes.

Transparência
O Chamamento Público, iniciativa inédita do Governo de Minas Gerais, teve como objetivo trazer maior transparência para o processo de concessão de patrocínio no estado, permitindo que todos os interessados pudessem participar de forma igual e mais democrática.

O Edital foi aberto para pessoas físicas ou jurídicas, de acordo com os requisitos discriminados no documento, e para entes públicos, dentre eles os municípios, com exceção da administração estadual.

Foram recebidos projetos nas seguintes áreas: cultural, social, ambiental, educacional, assistencial, agricultura, pecuária, saúde, turismo, esporte, ciência, tecnologia, segurança pública, economia, trabalho e emprego. Na área cultural, não foram contemplados projetos abarcados por isenção fiscal.
com Paula Carvalho - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho