A MG-050 é a rodovia que está em Minas Gerais que mais reduziu vítimas fatais em 2014. De acordo com estudo feito pela Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais (Seds-MG), em 2013, foram 76 vítimas fatais contra 34 em 2014, o que representa uma diminuição de 49%.
Analisando apenas 2014, as ocorrências verificadas na MG-050 ficam atrás da BR-116 (63), BR-381 (56), BR-354 (51), BR-040 (42) e BR-265 (39). O levantamento da Seds aponta as causas dos acidentes em toda a malha viária de Minas Gerais.
Segundo a secretaria, a falta de atenção responde por aproximadamente 20% de todas as ocorrências de trânsito.
Depois aparecem velocidade incompatível, derrapagem, animal na pista, contramão de direção, não obedecer à sinalização existente, má visibilidade, defeito na via, defeito no veículo, ultrapassagem forçada, não manter distância de segurança, ultrapassagem proibida, aquaplanagem, culpa (negligência, imprudência e imperícia), defeito na sinalização e outras causas relacionadas ao trânsito.
A pesquisa da Seds afirma que os acidentes da MG-050 também estão concentrados no perímetro de Divinópolis. De acordo com a AB Nascentes das Gerais, responsável pela administração e operação da via, verificou-se também queda na comparação entre 2013 e 2014.
Do km 118 ao km 132, houve redução no número de vítimas fatais. No ano passado, foram seis vítimas fatais, número 57% menor do que o verificado em 2013.
Das seis vítimas fatais em 2014 em Divinópolis, dois óbitos (33% do total) foram originados por atropelamentos. Ainda em 2014, ocorreu um engavetamento e uma colisão transversal no perímetro urbano da cidade que resultou em vítima fatal.
O conflito entre o tráfego urbano e local será resolvido nos próximos dois anos, quando serão duplicados aproximadamente 12 quilômetros da rodovia no município, com investimento de aproximadamente R$ 100 milhões da concessionária em obras.
Nos próximos dois anos, a AB Nascentes das Gerais investirá ainda R$ 500 milhões em novas obras, contemplando: 28 km de duplicações, 33 km de terceiras faixas, 20 km de correções de curva e 37 dispositivos de acesso e retorno.
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