Pular para o conteúdo principal

FAISCA: VARGINHA RECEBE FESTIVAL DE ARTES INTEGRADAS

A programação conta com oficinas, shows, recitais, exposições fotográficas e mostras de cinema com debate

Facção Caipira
 João Eugêncio e Banda

Cuíca Elétrica
 João Eugêncio e Banda
Maracatu Muiraquitã

A partir de amanhã, 9, o Festival de Artes e Interações Socioculturais (FAISCA) chega a Varginha, no Sul de Minas. O projeto, realizado e produzido de forma colaborativa entre a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e coletivos culturais com o apoio da Fundação Cultural de Varginha, oferece gratuitamente oficinas, exposições, mostras, recitais e shows. 

As atividades serão realizadas no campus da UNIFAL-MG, em Varginha e na Praça do ET, no centro da cidade. O FAISCA foi realizado pela primeira vez em Alfenas-MG no ano passado. O festival abrange música, dança, teatro, literatura, cinema e intervenções socioculturais em atividades formativas, espetáculos, mostras e debates. 

A iniciativa surgiu da interação da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UNIFAL-MG com o Coletivo Suavis, formado por estudantes da universidade, e Secretaria de Educação e Cultura de Alfenas.

De acordo com Ivanei Salgado, Coordenador de Cultura da UNIFAL-MG, o festival foi estendido para Varginha e Poços de Caldas diante os resultados obtidos em 2014. “Por meio do colaborativismo, conseguimos criar um festival de artes integradas que mostra a viabilidade da atuação conjunta de instituições públicas, estudantes e artistas na democratização do acesso à arte e cultura”, ressalta.

As atividades do FAISCA são gratuitas. A programação inicia na quarta-feira (09), à partir das 13h, com oficinas de “Iniciação Teatral” e de artesanato alternativo de “Filtro dos Sonhos”. Às 20h, a Orquestra de Violões da UNIFAL-MG realiza um concerto na abertura no Campus da UNIFAL-MG. 

Na terça-feira, os destaques são as oficinas de “Mandala e Meditação” ministrada por Anita di Marco e Vanessa CTReis, de “Forró” e de “Stencil” (técnica alternativa de criação de moldes para pinturas).

Ainda na quinta-feira, 10, o FAISCA, em parceria com o projeto Quinta da Boa Música, da Fundação Cultural, traz a Varginha a banda poços-caldense, de folk metal, Lothlöryen. Na Quinta da Boa Música o grupo divulga o novo disco “Principles of a Past Tomorrow” que vem recebendo grande repercussão na cena musical brasileira e internacional.

Na sexta-feira, 11, no campus da UNIFAL-MG, a partir das 13h, serão oferecidas as oficinas de “Compostagem e Horta Urbana”, ministrada pela Piso Projetos Sustentáveis, empresa incubada pela UNIFAL-MG, e de “Capoeira”. Às 18h30, a Cia de Orion de Teatro de Varginha, realiza uma intervenção teatral com a peça “O amor é uma falácia” e às 20h, a banda Grilo à Paisana mostra um rock autoral irreverente.

O encerramento do FAISCA Varginha acontece no sábado, 12, a partir das 14h com shows na Praça do ET, no centro da cidade. A programação conta com as bandas Maracatu Muiraquitã (Alfenas), O Cartel (Varginha), João Eugênio e Banda (Varginha), Cuíca Elétrica (Alfenas), Facção Caipira (Rio de Janeiro) e mais uma banda de rock instrumental que será confirmada nessa semana.  

Das atrações escaladas, o Facção Caipira é uma banda que possui uma projeção expressiva no cenário musical alternativo nacional. O quarteto participou do programa Superstar da TV Globo e, no mês de junho, foi destaque do maior festival de rock de Minas Gerais, o Roça ‘n’ Roll.

Em artes visuais, o FAISCA promove as exposições “O que te acende” (fotografia colaborativa), “Mídia Ninja: as ruas de junho” (fotografia colaborativa) “América Latina: Nação Cultura” do fotógrafo Kleos Jr e “Instantes em Instagrams” de Marcius Vinicius Barcelos. 

As duas últimas, circulam pelo projeto Corredor Cultural da regional sudeste do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX) e foram disponibilizadas, respectivamente, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A visitação pode será a partir do dia 9, das 8h às 20h, no campus da UNIFAL-MG.

Os temas sustentabilidade e Direitos Humanos serão debatidos por meio do cinema nas mostras “Circuito Tela Verde” coordenada pelo professor Luiz Antonio Staub Mafra, “Silvio Tendler: O veneno está na mesa" sob a coordenação da professora Vanessa Dias e “Cine Direitos Humanos e Cidadania” coordenada pela professora Fernanda Santinelli. As mostras acontecem de 9 a 11/09, à partir das 13h, no Auditório da UNIFAL-MG.

O FAISCA tem o incentivo da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, Ministério da Cultura, com o patrocínio master da UNIFI do Brasil, patrocínio cultural da Plug Comunicação Visual, Café Quetal, Supermercado São Paulo, Martins e Gomes Máquinas e VECON Engenharia, apoio da Cascafina Estamparia, Fenícia Palace Hotel, Restaurante Mineirinho e Gráfica Rocha. 

O projeto tem a produção colaborativa do Coletivo Suavis, Piso Projetos Sustentáveis, Coletivo Zepelim, Coletivo Corrente Cultural, Coletivo Esquina, Instituto Hare Om, Dri Cri Cri Artesanato, Coletivo Quilombo e ITCP UNIFAL. 

A realização em Varginha é da FACEPE-Fundação de Apoio Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas, da Universidade Federal de Alfenas, por meio da PROEX e da PRACE, com apoio institucional da Fundação Cultural de Varginha.

Inscrições no site www.unifal-mg.edu.br/faisca. Outras informações podem ser obtidas com coordenador local Eduardo José Vieira, da UNIFAL-MG, pelo telefone (35) 3219-8631.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...