Pular para o conteúdo principal

LANÇAMENTO DO “CIRCUITO DE MÚSICA ACÚSTICA” TERÁ SHOW COM JUAREZ MACIEL E BANDA MUDA

Juarez Maciel durante o Savassi Festival BH
Dia 10 de setembro, acontece em Belo Horizonte o lançamento oficial do Circuito de Música Acústica, promovido pela Gerdau e Governo do Estado de Minas Gerais, com show gratuito do pianista Juarez Maciel e o Grupo Muda. 

O evento será às 20h, no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal e irá anunciar os oito jovens instrumentistas mineiros escolhidos para participar do concurso.

O Circuito de Música Acústica é uma iniciativa que selecionará solistas e bandas que apresentarem um repertório acústico e de qualidade. O objetivo é valorizar novos instrumentistas de Minas Gerais, incentivando a inovação no campo da composição, técnica e estética musical e, acima de tudo, proporcionar a descoberta de novos talentos.

Durante o lançamento, no dia 10, oito candidatos serão pré-selecionados e receberão uma ajuda de custo para se apresentarem posteriormente no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal ou no Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte. 

Destes oito, dois grupos ou artistas solo serão premiados com três mil reais e farão uma apresentação de até 50 minutos, que definirá o vencedor.

E, para abrilhantar a noite de lançamento, o Grupo Muda se apresentará em quinteto: Juarez Maciel lidera a formação no piano, junto com Paulo Thomaz no violino, Vera Pape-Pape na flauta, Manassés Moraes no contrabaixo acústico e Eduardo Campos na percussão. 

O grupo fará uma apresentação acústica que se destaca pela musicalidade viva e pulsante, em um som minimalista e que oferece ao público uma interação com o melhor da música instrumental. São composições de sete álbuns já lançados, com canções que sempre são executadas com arranjos diferenciados.

O pianista Juarez Maciel, que compõe as músicas para o Grupo Muda, considera positivo se apresentar na abertura do Circuito de Música Acústica devido à importância do projeto. 

"Esta é uma oportunidade única de visibilidade e profissionalismo para os artistas, carência total na cena musical de Minas Gerais. Esse universo instrumental acústico é muito pouco explorado. O público só vem a ganhar, podendo ver bons shows de artistas da cena musical mineira e ainda instrumentistas convidados da cena nacional”, explica.

"Pretendemos selecionar grupos com uma sonoridade mais acústica, em contraposição aos trabalhos que se valem de instrumentos como guitarra e baixo elétricos, sintetizadores em geral, programações eletrônicas. Entretanto, não significa que os shows propostos pelo projeto não contarão com amplificação. 

Duos de violão, trios e quartetos de cordas, grupos vocais, cantautores, grupos de percussão, sopros em geral são alguns dos exemplos – não se limitando a esses, é claro, de formações que estamos procurando para integrar o Circuito de Música Acústica", explica Alysson Brener, um dos curadores do projeto.

O Circuito de Música Acústica é realizado pela Do Brasil Projetos e Eventos e pela Agência de Produção, com gestão cultural da AltiPlano Projetos Culturais e patrocínio da Gerdau e do Governo de Minas Gerais, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Apoiam o Circuito Praça da Liberdade, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal e o Museu de Artes e Ofícios.
com Gisiane Alves - da assessoria

Serviço
Lançamento do Circuito de Música Acústica
Show com Juarez Maciel e Grupo Muda, anúncio oficial dos selecionados para o Circuito
Data: quinta-feira, 10 de setembro de 2015
Horário: a partir das 20h
LocalMM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
Entrada Gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...