Os eleitores poderão auditar o resultado do pleito municipal de 2016 por meio do Código QR – um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica.
O aplicativo não terá qualquer custo para a Justiça Eleitoral, já que o uso do Código QR é livre de qualquer licença. A ferramenta será disponibilizada para os sistemas operacionais iOS e Android.
O BU já é disponibilizado na internet após o resultado da eleição, o que permite a qualquer pessoa conferir se a informação fornecida pela seção eleitoral é a mesma consolidada na totalização do resultado pelo TSE.
Mas, a partir das Eleições Municipais de 2016, com o recurso do Código QR, o eleitor poderá usar seu smartphone ou tablet para fazer a leitura do código que estará estampado no relatório disponível nas seções eleitorais.
A ferramenta permitirá que qualquer cidadão acesse de forma rápida, segura e simplificada as informações contidas nos Boletins de Urna (BU), que são impressos após o encerramento da votação e afixados em quadros de aviso nas seções eleitorais.
Lavras não tem pré-candidatos ainda
As convenções municipais só ocorrem no próximo ano, etapa em que os partidos oficializam seus candidatos e formam as coligações. Até lá, todos ainda são pré-candidatos, a prefeito ou vereador.
Na cidade ninguém ainda se assumiu pré-candidato a prefeito, mas alguns nomes já estão na boca do povo e já se percebem muitas movimentações. No grupo da família Cherem, o nome cogitado é o do médico urologista José Cherem (PSD).
Segundo fontes ligadas a família, o grupo mira um nome cobiçado na cidade pelas várias agremiações políticas para compor uma eventual chapa como vice-prefeito.
O empresário Carlos Eduardo de Carvalho Pereira é especulado para concorrer ao pleito pelo grupo político dos pais, o empresário e ex-prefeito Carlos Alberto Pereira (PSL) e a deputada federal Dâmina Pereira (PMN).
Carlos Eduardo tem dito a amigos que não é o momento para falar de política e que está focado nos empreendimentos da empresa, mas correligionários do grupo garantem que ele pode ser um eventual candidato. De acordo com eles, um local estrategicamente localizado na região central de Lavras, próximo a sede empresarial da família, já teria até sido escolhido para abrigar um futuro comitê.
Do lado do PSDB, a ex-prefeita Jussara Menicucci permanece em silêncio e frequentadores da residência da ex-mandatária local afirmam que ela vai decidir conforme uma pesquisa que deverá ser feita.
Já outras fontes, estas ligadas a sede tucana da Rua Ouro Preto, destacam que nos altos bastidores um grupo político já teria sido escolhido para um eventual apoio, vindo uma decisão de cima para baixo.
No PMDB, o ex-prefeito Silas Costa Pereira sinaliza tentar empreender uma campanha pela reeleição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário