terça-feira, 27 de outubro de 2015

ESTUDANTES DE ARQUITETURA DA UFSJ CRIAM ABRIGOS TRANSPORTÁVEIS


Um projeto nascido na disciplina Moradia Temporária, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), chama a atenção por sua inovação: trata-se de uma Moradia Emergencial Adaptável, desenvolvida pelos alunos Douglas Vidal, Luís Guilherme Derio e Ana Elisa Sarto, sob orientação dos professores Marcela Almeida e Rafael Brandão. 

A criação foi desenvolvida para se tornar uma acomodação para desabrigados de desastres naturais e outras situações.

A iniciativa, que demorou cerca de três meses para ser desenvolvida, conquistou o terceiro lugar na IX Bienal Miguel Aroztegui, um concurso Estudantil Ibero-americano de Arquitetura Bioclimática, concorrendo com outros 31 projetos de diversos países. 

A Moradia Emergencial Adaptável procura atender, principalmente, cinco requisitos: adaptar-se a diferentes climas e terrenos; oferecer conforto às famílias desabrigadas ou desalojadas; ser leve, fácil de transportar, montar e desmontar; utilizar recursos de climatização passiva e ser autosustentável energeticamente.

Esse tipo de habitação pode ser usada em condições adversas, sejam elas enchentes, inundações ou movimentos de massa. 

Cada moradia abriga até seis pessoas, constituindo um módulo componível, ou seja, que permite diferentes arranjos familiares e de implantação. 

Os estudantes aproveitaram um projeto que já estava sendo desenvolvido na disciplina para adaptá-lo às regas do concurso e poder representar o curso da UFSJ no âmbito latino-americano. 

As alunas Tatiana Hapuque e Fátima Faleiros também participaram da competição com outra iniciativa de mesmo tipo. 
com assessoria

Nenhum comentário: