Pular para o conteúdo principal

PROCURADORIA RECOMENDA IMPLANTAÇÃO DO PONTO ELETRÔNICO PARA SERVIDORES NA UFSJ

Sistema já se encontra em instalação e começará a funcionar no próximo mês de novembro. Se isso não acontecer, a universidade terá de pagar multa diária no valor de dez mil reais


A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Federal (MPF) comprometendo-se a implantar, fazer operar e funcionar, até o próximo dia 30 de novembro, sistema de controle eletrônico de ponto em todas as suas unidades.

O sistema permitirá o registro não só da assiduidade, mas também da pontualidade dos servidores públicos federais em exercício na UFSJ.

O compromisso também prevê a elaboração e divulgação de ato normativo interno regulamentando o funcionamento do novo sistema, além do pagamento de multas diárias em caso de descumprimento de qualquer uma das obrigações assumidas pela instituição.

A UFSJ possui seis campi, sendo três em São João del-Rei, nas Vertentes, um em Divinópolis, no Centro-Oeste, um em Sete Lagoas e um em Ouro Branco, ambos na região Central do Estado. 

Todos eles estarão sujeitos ao sistema de registro eletrônico de frequência, para dar cumprimento ao disposto no Decreto 1.867/1996, que, há 19 anos, obrigou toda a Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional a realizar o controle de presença e assiduidade dos servidores por meio de controle eletrônico de ponto (art. 1º).

Passadas quase duas décadas, a UFSJ ainda lançava a frequência dos seus servidores em folhas de ponto manual, nas quais os próprios interessados é que registravam os horários de entrada e saída do trabalho.

Em consequência, eram raríssimas as situações com horários diversos daqueles estabelecidos como jornada-padrão, e os registros de entrada e saída do expediente, absolutamente precisos, sem nenhum tipo de atraso ou adiantamento sequer em minutos, revelavam que as anotações eram feitas apenas para fins formais e protocolares, não espelhando a realidade.

Para o MPF, a situação, além de comprometer a verificação quanto ao cumprimento dos deveres funcionais pelos servidores, servia de estímulo a comportamentos inadequados em relação à efetiva observância do horário de trabalho.

Com parecer favorável da sua Procuradoria Jurídica, a UFSJ informou no último dia 2 de outubro que o sistema já se encontra em instalação e começará a funcionar no próximo mês de novembro. Se isso não acontecer, a universidade terá de pagar multa diária no valor de dez mil reais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...