Pular para o conteúdo principal

SECRETÁRIO DE GOVERNO ODAIR CUNHA RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DE BELO HORIZONTE

Solenidade foi realizada na Câmara dos Vereadores e teve a presença de amigos e autoridades políticas de Minas Gerais




O secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, Odair Cunha (PT), recebeu na noite da última quinta-feira, 1°, o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte. 

Dirigida pelo presidente da Casa, Wellington Magalhães (PMN), a solenidade foi realizada no plenário da Câmara dos Vereadores. A indicação da homenagem partiu do ex-vereador e atual deputado federal Marcelo Aro.

Visivelmente emocionado, Odair Cunha dividiu com os presentes e com todos que confiam em seu trabalho a alegria por receber a honraria. 

“Essa homenagem me faz pensar: ‘Como cheguei aqui?’. Gostaria de fazer quatro agradecimentos especiais: a Deus, a minha família, aos votos de confiança que obtive ao longo da minha história e agradecer, obviamente, aos vereadores dessa Casa Legislativa, especialmente ao deputado federal Marcelo Aro, ex-vereador”, ressaltou.

Ainda durante o pronunciamento, o secretário fez questão de reforçar o compromisso com o povo mineiro e com os belo-horizontinos. Agora como filho da capital.

“Quero enfatizar que Deus muito nos ajuda. Ele me trouxe a oportunidade de ser deputado federal por quatro mandatos, ser secretário de Governo e estar aqui recebendo o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte. Obrigado aos vereadores que me concederam a oportunidade de receber esse título, que me reconhece como filho de uma mãe que é de todos nós. Afinal, Belo Horizonte é a capital de todos os mineiros e as mineiras. Ser reconhecido como filho dessa cidade é algo que nos honra e nos compromete cada vez mais”, completou.

Autor do requerimento do título, o ex-vereador Marcelo Aro enfatizou a trajetória política de Odair Cunha no Congresso Nacional e agora no Governo do Estado. “É uma alegria poder partilhar deste momento onde o povo de Belo Horizonte confere uma justa homenagem a Odair Cunha e a Bernardo Vasconcellos pelos serviços prestados a nossa cidade, nossa capital”.

“Se eu pudesse citar duas características desse homenageado: eu falaria de Liderança e Sucesso. Isso é um motivo de muito orgulho para nós. Um jovem que saiu de Boa Esperança e veio para Belo Horizonte servir ao povo mineiro. E hoje, como novo cidadão de Belo Horizonte, a sua responsabilidade aumenta, porque os belo-horizontinos colocam muita esperança na sua articulação, na sua liderança, na sua maneira de gerir toda essa imensidão que é o Estado de Minas Gerais ao lado do governador Fernando Pimentel”, completou.

Responsável por entregar a honraria ao secretário de Governo, o vereador Heleno de Abreu comentou a satisfação em ter Odair Cunha como ‘conterrâneo’. 

“A partir de hoje, o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, é além de esperancense, Cidadão Honorário de Belo Horizonte. Eu que nasci aqui, tenho orgulho de dizer que Odair Cunha é meu conterrâneo. Uma justa homenagem a esse homem que viveu até a adolescência em Boa Esperança. Terra natal também dos maiores pedagogos e escritores brasileiros, como Rubem Alves”, afirmou.

Participaram ainda da solenidade o deputado federal Lincoln Portela (PR), o ex-deputado federal José Santana (PR), os deputados estaduais Ulysses Gomes (PT), Paulo Lamac (PT), Fábio Cherem (PSD) e Arlete Magalhães (PMN), os desembargadores Alexandre Carvalho e Antônio Sérvulo dos Santos – corregedor geral do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e a consulesa da Itália em Belo Horizonte, Aurora Russi, além de prefeitos.

Também durante a solenidade, o secretário de Estado de Defesa Social de Minas Gerais, Bernardo Vasconcelos (PR), foi agraciado com o Diploma de Honra ao Mérito.

Cidadania Honorária
O título de Cidadania Honorária é entregue a uma pessoa por prestar serviços que ajudem no desenvolvimento social local. A pessoa homenageada passa a ter “naturalidade” da cidade, mesmo que não tenha nascido ou não resida no local que recebeu a honraria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...