terça-feira, 24 de novembro de 2015

8ª MARCHA DO ORGULHO LGBT DAS VERTENTES



No último domingo, 22, as ruas de São João del-Rei, nas Vertentes, foram tomadas pela irreverência e pelas cores da Marcha da Cidadania e do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Simpatizantes da região das Vertentes. 

No encerramento, a cantora mineira Nalu Resende apresentou o show “Tributo aos Orixás” uma homenagem a Clara Nunes já que a Marcha LGBT deste ano promoveu um ato em repúdio a intolerância religiosa. 

A Semana da Diversidade Sexual da Região das Vertentes e a Marcha da Cidadania e do Orgulho LGBT, que neste ano teve a sua 8ª edição, realizam a maior campanha de prevenção a AIDS da Região das Vertentes envolvendo, diretamente, cerca de 7 mil pessoas.

A programação deste ano, contou com o apoio do Governo de Minas por meio da CEMIG, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e da Prefeitura Municipal, além de diversos movimentos sociais e sindicais e teve início no último dia 16.

O evento é organizado pelo Conselho Municipal de Direitos LGBT e reúne a população em busca de direitos, igualdade e visibilidade O tema este ano foi “Transfobia Mata”, chamando a atenção da comunidade sobre o preconceito, a discriminação e o êxodo escolar. 



"A marcha desse ano debate a discriminação que a população LGBT passa todos os dias nos bancos das escolas e universidades. O governo municipal, estadual e o conselho LGBT tem trabalhado em unidade para diminuir a evasão escolar," afirmou o presidente do Conselho Municipal de Direitos LGBT e diretor de Direitos Humanos da Prefeitura Municipal, Carlos Bem.

O conselho tomou posse durante a marcha de 2013. O prefeito Helvécio Reis (PT), a vice, Cristina Lopes (PT), estiveram na marcha e demonstram apoio à causa.  “Hoje eu só tenho uma coisa a dizer: precisamos de menos ódio e mais amor,” declarou Cristina Lopes.

Além deles, também esteve presente no evento o coordenador Especial de Políticas de Diversidade Sexual da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), Douglas Estevão de Miranda.

Nenhum comentário: