Pular para o conteúdo principal

PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL REI DEVE REGULARIZAR FORNECIMENTO DE MEDICAMENTOS ATÉ 60 DIAS


A Justiça concedeu liminar determinando que o município de São João del Rei regularize, em 60 dias, o atendimento da Farmácia Básica municipal, com o fornecimento integral dos medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica. 

A decisão se deu no âmbito de Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 5ª Promotoria de Justiça daquela cidade. 

O município deverá ainda, no prazo de 120 dias, concluir a elaboração da Relação Municipal de Medicamentos Excepcionais (Remume) e realizar sua atualização periódica.

A ACP foi fundamentada em diligências que constataram a ausência de fármacos integrantes da Relação Nacional de Medicamentos (Rename) na Farmácia Básica do município, fato corroborado por depoimentos de usuários que não estão obtendo sucesso no tratamento de suas enfermidades pela omissão do Município em implementar com efetividade política de saúde concernente à assistência farmacêutica integral. 

“É imperioso que tal omissão seja prontamente estancada e corrigida para a devida tutela ao relevante direito difuso à saúde dos são-joanenses”, afirma a promotora de Justiça Adriana Vital do Valle.

Ela ressalta ainda que a não utilização de medicamentos prescritos pelos pacientes pode ocasionar o agravamento de seu quadro clínico e complicações à sua saúde e à sua própria vida, sendo necessário compelir o requerido à observância das normas constitucionais e infraconstitucionais que regulamentam a matéria na densidade e relevância que possuem.

O município justificou a deficiência apontando atrasos dos laboratórios e distribuidores na entrega dos medicamentos adquiridos pelo município para suprir sua demanda e problemas decorrentes de processos licitatórios.

Em sua decisão, o juiz Auro Aparecido Maia de Andrade ressalta que “problemas de ordem administrativa não eximem os entes municipais de sua obrigação do fornecimento daqueles tratamentos/insumos que fazem parte do Programa das Farmácias Básicas de Minas.”
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...