Na pauta, reivindicações dos estados na área econômica e construção de uma agenda para mudanças estruturais no país; encontros continuarão ao longo de 2016
O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), participou nesta segunda-feira, 28, em Brasília de uma reunião com outros nove chefes de Executivos estaduais e o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa.
Os 10 governadores discutiram reivindicações comuns, como o aval federal para operações financeiras, e debateram uma série de mudanças estruturais para o país, consideradas fundamentais para a retomada do crescimento econômico sustentável. Outros encontros serão realizados ao longo de 2016.
“Foi uma reunião muito produtiva. Além de reivindicações em comum, que possam dar alívio financeiro para os estados, discutimos a possibilidade de construir uma pauta dos governadores como uma forma de contribuição ao país”, disse Pimentel. Ainda segundo o governador, a pauta envolve grandes reformas estruturais.
“O Brasil precisa de reformas estruturais profundas e os governador estão dispostos a ajudar. Vamos consolidar esta agenda ainda em janeiro, com os 27 governadores brasileiros”, disse, após o encontro com o ministro da Fazenda.
Segundo Pimentel, as reformas abrangem áreas como Previdência e legislações tributária e trabalhista. “Vamos dar nosso apoio ao governo federal para a realização destas reformas”, garantiu.
Em relação ao pedido de alívio financeiro para os estados, o governador mineiro disse que as propostas foram bem recebidas pelo ministro da Fazenda. “Ele apenas nos pediu mais prazo, já que acabou de tomar posse”, ponderou.
Além de Pimentel, participaram do encontro os governadores do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul, Piauí e Tocantins, além do vice-governador do Maranhão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário