A campanha é nacional e pretende conscientizar gestores de espaços públicos, produtores, organizadores de eventos e staffs sobre a importância de garantir às pessoas trans o acesso ao banheiro correspondente ao gênero com que se identificam
![]() |
Diretora de Ações Afirmativas da UFJF, Carolina dos Santos Bezerra e o reitor Marcos Chein deram pontapé inicial à campanha na universidade |
A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (SEDPAC), por meio da Coordenadoria Especial de Políticas de Diversidade Sexual, enviou à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) nota de aplausos pela adesão à campanha nacional “Libera meu xixi”, voltada ao combate da transfobia em espaços públicos.
Em novembro, o Conselho Superior da UFJF manifestou posição favorável ao uso de todos os banheiros da instituição conforme o gênero que a pessoa se identifica.
Com a frase “Aqui você é livre para usar o banheiro correspondente ao gênero com que se identifica”, a campanha foi estampada nos banheiros da universidade.
Inicialmente os adesivos foram colados nas entradas dos banheiros de toda a Reitoria, mas o objetivo é que as unidades também façam a adesão ao projeto.
A carta assinada pelo coordenador de Políticas para a Diversidade Sexual, Douglas Miranda, enaltece o reconhecimento da identidade de gênero pela universidade e afirma que inciativas assim são imprescindíveis para a “construção de uma sociedade mais justa e igualitária”.
O documento avalia ainda que a iniciativa representa a democratização dos espaços públicos, o respeito à diversidade e às diferenças.
“A medida adotada pela universidade diz respeito à importância da elaboração de políticas públicas direcionadas à inclusão social de travestis e transexuais, população historicamente excluída e marginalizada da sociedade brasileira”, descreve.
Em março deste ano, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República publicou resolução número 12 do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoções dos Direitos de Lésbicas, Gays, Travestis e Transexuais, que recomenda o uso de banheiro e uniforme escolar de acordo com a identidade de gênero.
Leia aqui a íntegra da carta enviada à UFJF.
Saiba mais: Libera meu xixi
Nenhum comentário:
Postar um comentário