Pular para o conteúdo principal

VEREADORES CRIAM EMENDAS PARA RESGUARDAR DIREITOS DA POPULAÇÃO PERANTE A COPASA

Em relação ao contrato de concessão, uma das emendas aprovadas pelos vereadores de Varginha, reduz o prazo máximo do contrato de 30 para 20 anos


Os vereadores de Varginha, no Sul de Minas, encerram o ano de 2015 prestando uma grande contribuição em benefício da população da cidade.

Por nove votos favoráveis e cinco contrários, foi aprovado na noite do último dia 21 na Câmara Municipal de Varginha, o Projeto de Lei (PL) nº 31/2015, que autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio de cooperação com o Estado de Minas Gerais para o fim de estabelecer uma colaboração federativa na organização, regulação, fiscalização e prestação dos serviços públicos municipais de água e de esgotamento sanitário.

Durante cerca de três horas os vereadores discutiram e apresentaram emendas ao projeto, que visam resguardar os direitos dos consumidores perante a Companhia de Saneamento Básico do Estado de Minas Gerais (Copasa).

Todas as emendas apresentadas foram aprovadas e, com isso, a Câmara garante que a população não seja prejudicada com a possível renovação do contrato.

Uma das emendas autoriza o município a constituir o Conselho Municipal de Fiscalização de Serviços de Água, Esgoto e Resíduos Sólidos.

Outra emenda aprovado junto ao PL 31/2015, garante que as áreas doadas pelos loteamentos ao município e posteriormente cedidas para a Copasa para a execução dos serviços sejam revertidas ao município, sem qualquer ônus, caso ocorra extinção do contrato

Além disso, os vereadores apresentaram emenda que obriga a Copasa a conceder desconto na tarifa pelos serviços prestados em forma de subsídio nas contas das seguintes entidades: Hospital Regional, Fundação Hospitalar do Município de Varginha (Fhomuv), entidades filantrópicas, escolas públicas, órgãos públicos municipais e todas as igrejas sediadas no município. Os descontos variam de 50 a 90%

Com a aprovação do PL, fica permitida a intervenção de qualquer Agência Reguladora no âmbito do contrato do município com a Copasa, somente se for sem ônus ao município.

Também estabelece que a Copasa realize a comunicação mensal e constante de informações inerentes aos serviços prestados, com mensagens educativas conscientizadoras e outras que promovam o melhor e racional uso da água e do saneamento

A concessionária também está obrigada, quando necessário, fazer a adequação do redimensionamento da rede pluvial e de esgoto, evitando transtornos e prejuízos aos usuários.

Em relação ao contrato de concessão, uma das emendas aprovadas reduz o prazo máximo do contrato de 30 para 20 anos, podendo ser prorrogado, por acordo entre as partes, em conformidade com o Poder Legislativo.

Também fica permitida a rescisão do contrato, independente de justa causa, por qualquer dos convenentes, mediante comunicação prévia de seis meses, ficando assegurados, em ambos os casos, eventuais ressarcimentos e indenizações.

Agora o Projeto de Lei segue para a sanção do prefeito Antônio Silva (PTB) e, no eventual contrato que será celebrado entre Município e Copasa, após procedimentos legais e audiências públicas, deverão constar as exigências feitas nas emendas dos vereadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...