Pular para o conteúdo principal

TERCEIRA TURMA DE MEDICINA MARCARÁ UM NOVO CAPÍTULO NA HISTÓRIA DO CURSO NA UFLA

"Não é apenas mais um curso ofertado no País. É um legado para nossa cidade de Lavras, para nossa região, para toda uma população que ousou sonhar com esse momento", destaca o reitor reeleito


O Ministério da Educação (MEC) divulgou na manhã desta segunda-feira, 18, o resultado do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Os candidatos selecionados deverão fazer a matrícula nos dias 22, 25 e 26 deste mês.

Quem não foi selecionado na primeira opção de curso poderá participar da lista de espera, também desde esta segunda-feira, 18. O prazo  vai até 29 de janeiro.

O resultado dos selecionados pela lista será divulgado no dia 4 de fevereiro. Caberá ao estudante procurar a instituição de ensino e fazer a matrícula.

Mas em virtude da greve dos docentes ocorrida no ano passado, as aulas do segundo período letivo na Universidade Federal de Lavras (UFLA) devem ter início somente no dia 24 de março. 15 mil pessoas estão envolvidas com atividades de ensino, pesquisa e extensão na instituição, em 4 cursos de graduação e 55 de pós-graduação (mestrado e doutorado).

No dia 21 de dezembro do ano passado os estudantes tiveram uma pausa em virtude das festividades de final de ano e somente retornaram às aulas do semestre letivo correspondente ao ano de 2015 nesta segunda-feira, 18.

Entre o final do segundo período letivo de 2015 e o primeiro de 2016 haverá mais um mês de pausa. Com isso as aulas do primeiro semestre de 2016 estão com previsão de início para o dia 25 de abril.

Além da expectativa pela entrada na universidade dos futuros "calouros", termo que no Brasil refere-se ao estudante novato, o primeiro semestre letivo de 2016 marca um momento importante para a UFLA. 

A primeira turma do curso de medicina da instituição passará já para o terceiro período de graduação. 

Marcando assim, um momento em que o curso passa realmente a ganhar forma na universidade. 

E para celebrar esta fase, já está marcada a realização da primeira "calourada" da história do curso de medicina da Universidade Federal de Lavras. 

A ocasião é importante, pois será o momento que os "calouros" poderão se interagir com os agora "veteranos", que já estão se familiarizando com a graduação e poderão passar suas percepções do curso aos novatos.

A aula inaugural do curso de medicina da Universidade Federal de Lavras foi realizada no dia 6 de março de 2015. 

29 jovens compareceram ao Salão de Convenções da instituição para deixaram sua marca na história da UFLA, como parte da primeira turma de medicina. 

Em suas mãos uma responsabilidade. Representar a esperança e o sonho da população de Lavras e região com a abertura do curso.

Para o reitor reeleito da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, o curso trará reflexos positivos e também passa a ser um grande desafio, marcando um novo capítulo na história centenária da universidade.

"Não é apenas mais um curso ofertado no País. É um legado para nossa cidade de Lavras, para nossa região, para toda uma população que ousou sonhar com esse momento", destaca o reitor.

Scolforo destaca ainda que a UFLA está empenhada em oferecer uma formação humanizada e holística dos estudantes. 

"A UFLA tem buscado formar cidadãos que possam contribuir para o engrandecimento da sociedade brasileira, com respeito pela vida e um profundo sentimento de sensibilidade e solidariedade", ressaltou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.