Pular para o conteúdo principal

SÃO JOAQUIM DE BICAS: ALA LGBT DE PENITENCIÁRIA CELEBRA DIA NACIONAL DA VISIBILIDADE TRANS


Presos e presas que estão no Anexo LGBT da Penitenciária Professor Jason Soares Albergaria, em São Joaquim de Bicas, celebraram o Dia Nacional de Visibilidade Trans no último dia 29 de janeiro, com uma edição especial do “Dia da Beleza”. 

Eles puderam fazer penteados diferentes, se maquiar, pintar as unhas e discutir a importância da diversidade e do respeito aos direitos do movimento, representado por travestis, transexuais e transgêneros.

A iniciativa fez parte de um cronograma especial de atividades planejadas pela Comissão Estadual de Políticas de Enfrentamento às Fobias Relativas à Orientação Sexual e à Identidade de Gênero (Cepef), coordenada pela Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS). 


Essa comissão é voltada para a construção coletiva de políticas de Defesa Social para o publico LGBT e desenvolveu, na última semana, outras atividades no sistema prisional e no sistema socioeducativo. A Ala LGBT do Presídio de Vespasiano, por exemplo, recebeu o “Cine Pipoca” – dia de filmes com temáticas voltadas para o público Trans – também nesta sexta.

Fábio Luiz Arantes Alves, 34 anos. Este é o registro na certidão de nascimento de uma das transexuais que cumprem pena na Penitenciária Professor Jason Soares Albergaria, em São Joaquim de Bicas. Nome que não condiz com seu gênero.

“Fábio” sempre se sentiu mulher. Por isso, ainda na adolescência, quando tinha 14 anos de idade, revelou sua homossexualidade para a família e passou a atender pelo nome social Patrícia Strass Close.

Patrícia saiu de casa e prostitui-se para sobreviver. Acabou em um ambiente que lhe proporcionou contato com as drogas e com o crime. Presa na Ala LGBT, ela trabalha e é respeitada pelos colegas de cela.

“Nós, transexuais, somos vistos como uma anomalia. Esse dia mostra como somos seres humanos e também merecemos dignidade. Espero que outros transexuais tenham o apoio familiar que eu não tive. Meus pais disseram que preferiam um filho bandido a um gay. Tornei-me os dois”, revela Patrícia Strass.

Paulo Henrique Prado, diretor de atendimento e ressocialização da Penitenciária Jason Soares Albergaria, ressalta que a Ala LGBT permite a humanização no cumprimento da pena, protegendo a integridade física e psicológica dos presos e presas.

Já o defensor público da comarca de Igarapé, Gustavo Gonçalves Martins, também presente no evento, destacou como a ala LGBT dá aos presos “a dignidade e oportunidade de ressocialização necessária.”

Alas LGBT
Minas Gerais possui duas alas exclusivas para homossexuais, travestis e transexuais declarados. O objetivo é prevenir abusos e garantir que o cumprimento da pena ocorra sem constrangimento. 

Atualmente, essas alas funcionam na Penitenciária Jason Soares Albergaria, em Bicas, e no Presídio de Vespasiano, ambos na Região Metropolitana.

Nesses locais, que têm as paredes pintadas de rosa, os presos podem se maquiar, fazer as unhas, manter os cabelos compridos e são chamados por seus nomes sociais. A transferência para essas unidades acontece apenas mediante vontade do próprio detento.
com Dayana Silva - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...