Pular para o conteúdo principal

PROJETO QUE PREVÊ REDUÇÃO NO NÚMERO DE VEREADORES AVANÇA NA CÂMARA DE LAVRAS


O polêmico Projeto de Lei (PL) 02/15 que pretende diminuir o número de vereadores na Câmara Municipal de Lavras, no Sul de Minas, começou a avançar no Legislativo local. 

O artigo 29 da Constituição Federal estabelece o número máximo de 17 vereadores para cidades com população de 80.000 a 120.000 habitantes. A cidade de Lavras possui mais de 100 mil habitantes.

O Projeto de Lei de Emenda à Lei Orgânica de autoria do vereador José Henrique propõe nova redação ao Art. 20 da Lei Orgânica do município de Lavras. 

De acordo com o parlamentar, objetivo do projeto é buscar proporcionar uma redução de custos para a municipalidade. Inicialmente o projeto pretendia reduzir de 17 para 13 o número de vagas existentes para quem desejar concorrer ao cargo de vereador. 

O número ideal de parlamentares a ocuparem as cadeiras no Legislativo lavrense é alvo de divergências entre os vereadores. 

O vereador José Henrique, autor da proposta, atualmente considera que o número ideal para o funcionamento dos trabalhos é de 14, e não 17 conforme está sendo atualmente.  

Já o João Paulo Felizardo apresentou Emenda ao PL sugerindo que o número de vereadores a ocupar a Câmara Municipal de Lavras seja 13 e que todos tenham que cumprir pelo menos 3 horas de expediente, por dia, em seu gabinete.

O atual presidente da Câmara, vereador Cléber Pevidor, apresentou proposta para que seja 13, como consta do projeto original. O vereador Leandro Moretti também apresentou Emenda, mas propondo que seja 15 o número de vereadores para composição do parlamento local.

Tramitação
Assinaram o PL junto com o vereador José Henrique, os seguintes vereadores José Márcio Faria, Marcos Possato, Carlão da Saúde, José Bento e Leandro Moretti. 

Na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, composta pelos vereadores Evandro Castanheira, José Bento, José Márcio e José Delfino, o projeto e suas emendas receberam parecer favorável pela constitucionalidade e legalidade. Agora o PL 02/15 entrará novamente na pauta para segunda votação.

Custos
Estimativas apontam que a economia com a diminuição do número de vereadores em Lavras deve chegar a R$ 1 milhão anuais. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/