Pular para o conteúdo principal

PROJETO QUE PREVÊ REDUÇÃO NO NÚMERO DE VEREADORES AVANÇA NA CÂMARA DE LAVRAS


O polêmico Projeto de Lei (PL) 02/15 que pretende diminuir o número de vereadores na Câmara Municipal de Lavras, no Sul de Minas, começou a avançar no Legislativo local. 

O artigo 29 da Constituição Federal estabelece o número máximo de 17 vereadores para cidades com população de 80.000 a 120.000 habitantes. A cidade de Lavras possui mais de 100 mil habitantes.

O Projeto de Lei de Emenda à Lei Orgânica de autoria do vereador José Henrique propõe nova redação ao Art. 20 da Lei Orgânica do município de Lavras. 

De acordo com o parlamentar, objetivo do projeto é buscar proporcionar uma redução de custos para a municipalidade. Inicialmente o projeto pretendia reduzir de 17 para 13 o número de vagas existentes para quem desejar concorrer ao cargo de vereador. 

O número ideal de parlamentares a ocuparem as cadeiras no Legislativo lavrense é alvo de divergências entre os vereadores. 

O vereador José Henrique, autor da proposta, atualmente considera que o número ideal para o funcionamento dos trabalhos é de 14, e não 17 conforme está sendo atualmente.  

Já o João Paulo Felizardo apresentou Emenda ao PL sugerindo que o número de vereadores a ocupar a Câmara Municipal de Lavras seja 13 e que todos tenham que cumprir pelo menos 3 horas de expediente, por dia, em seu gabinete.

O atual presidente da Câmara, vereador Cléber Pevidor, apresentou proposta para que seja 13, como consta do projeto original. O vereador Leandro Moretti também apresentou Emenda, mas propondo que seja 15 o número de vereadores para composição do parlamento local.

Tramitação
Assinaram o PL junto com o vereador José Henrique, os seguintes vereadores José Márcio Faria, Marcos Possato, Carlão da Saúde, José Bento e Leandro Moretti. 

Na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, composta pelos vereadores Evandro Castanheira, José Bento, José Márcio e José Delfino, o projeto e suas emendas receberam parecer favorável pela constitucionalidade e legalidade. Agora o PL 02/15 entrará novamente na pauta para segunda votação.

Custos
Estimativas apontam que a economia com a diminuição do número de vereadores em Lavras deve chegar a R$ 1 milhão anuais. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.