Para o vereador Marcos Possato, a presença de técnicos do Ministério da Agricultura em Lavras tem contribuído para o desenvolvimento e a produção de diversas culturas, tanto na área rural do município, como em cidades vizinhas
Os fechamentos estariam em análise pelo Ministério da Agricultura devido à diretriz do governo federal para o corte de gastos.
De acordo com os memorandos internos que tem circulado pelas UTRAs que podem ser fechadas, o motivo seria uma readequação da distribuição das unidades descentralizadas e da força de trabalho em função das demandas e capacidade de trabalho.
Além disso, as circulares destacam que os possíveis fechamentos se devem a regularização da frota de veículos, com o desfazimento de veículos inservíveis.
As superintendências federais têm jurisdição em cada estado da Federação e do Distrito Federal para a execução das atividades de defesa agropecuária e de apoio à produção e à comercialização agropecuária, à infraestrutura rural, bem como ao cooperativismo e ao associativismo rural.
O município de Lavras, no Sul de Minas, é um dos que pode perder o escritório do Ministério da Agricultura que, de acordo com estudos internos da instituição, pode ser transferido para a cidade de Varginha, distante 106 Km.
O vereador Marcos Possato (PTB) durante reunião ordinária da Câmara Municipal de Lavras chamou atenção para o caso e prometeu mobilizar lideranças políticas da cidade e região no intuito de evitar o fechamento da UTRA.
A UTRA de Lavras fica localizada no campus histórico da Universidade Federal de Lavras (UFLA).
Em Minas Gerais, além de Lavras, Uberaba, no Triângulo Mineiro, também pode perder a unidade. O escritório local daquela cidade deverá ser transferido para Uberlândia.
“Tenho informações que para diminuir gastos o governo federal estuda fechar todas as unidades que não possuem prédio próprio, é o caso de Lavras. Entretanto, é necessário ouvir as lideranças políticas locais sobre os prejuízos que isso poderá causar. Acredito que com tantas pessoas que precisam deste serviço nós consigamos reunir o máximo de força e evitar que Lavras seja prejudicada", adverte o vereador lavrense Marcos Possato.
De acordo com o Regimento Interno das Superintendências Federais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em seu artigo de número 8, define que as UTRAs são instaladas por ato do ministro da Agricultura e atuam como unidade administrativa técnico-operacional nos municípios da jurisdição que lhes seja definida.
Para a instalação destas unidades são observados pré-requisitos como a identificação de demandas setoriais e disponibilidade de no mínimo, 2 fiscais federais agropecuários e demais servidores públicos ou terceiros advindos de parcerias formalizadas.
A redação do Blog O Corvo-Veloz entrou em contato com a assessoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que informou que a demanda deveria ser encaminhada a Superintendência Federal de Agricultura de Minas, com sede em Belo Horizonte. A SFA do Estado não comentou o assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário