Pular para o conteúdo principal

TAC GARANTE DESTINAÇÃO ADEQUADA DE ELEFANTAS

Após o acordo, os animais que estão em Paraguaçu foram destinados a um santuário no Mato Grosso


O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Paraguaçu, no Sul de Minas, celebrou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no último dia 16, com a Portugal Produções Artísticas e a Associação Santuário de Elefantes Brasil, da cidade de Guarantã do Norte, no Mato Grosso.

A Portugal Produções é empresa responsável pelo Circo Internacional Portugal. O termo tem por objetivo de assegurar condições de alojamento, manejo e cuidados adequados a duas elefantas. 

Com o acordo, os animais serão levados para um santuário, na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. 

O TAC estabeleceu que a Portugal Produções Artísticas irá entregar as elefantas, Maia e Guida, à associação, independentemente de qualquer contrapartida. 

O proprietário do sítio, que abriga os animais atualmente, comprometeu-se a permitir o ingresso de uma equipe, previamente indicada pela associação, para promover a retirada das elefantas, em 120 dias. 

A Associação Santuário de Elefantes comprometeu-se a retirar e transportar os animais até a Chapada dos Guimarães, também em 120 dias, de acordo com plano de manejo, elaborado por profissional habilitado, e a abrigar os animais em local adequado. 

As elefantas foram destinadas a uma propriedade rural, o Sítio Recanto dos Pássaros, no município de Paraguaçu, após serem libertadas das atividades circenses, no estado da Bahia, por meio de um TAC assinado, em 2010, entre o Ministério Público da Bahia (MPBA) e a Portugal Produções Artísticas. 

Com a ida dos animais para Paraguaçu, no Sul de Minas, o MPMG instaurou Inquérito Civil com a finalidade de zelar pela proteção das elefantas, com base no TAC firmado pelo MPBA. No decorrer do inquérito, verificou-se que, o fato de Maia e Guida encontrarem-se sob guarda particular, tornou-se prejudicial, devido às limitações do local.

De acordo com um boletim de ocorrência da Polícia Militar de Meio Ambiente (PMAMB), lavrado em 2013, os animais não possuem sombra, cobertura, nem alimentação adequadas a sua espécie. Vistoria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), realizada em 2014, constatou que as elefantas estão acorrentadas pelos pés, o que limita sua locomoção. 

Um dos animais encontra-se abaixo do peso. No TAC, a Associação Santuário de Elefantes responsabilizou-se a propiciar todas as condições necessárias à subsistência dos animais e manter, permanentemente, um cuidador habilitado, além de encaminhar ao MPMG relatórios mensais com informações sobre as condições dos animais no novo habitat, entre outras obrigações. 

Também foi estabelecido que o Circo Internacional Portugal abolirá definitivamente a exibição de animais nas suas apresentações em todo o território nacional. O prazo para cumprimento dessa cláusula é imediato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho