segunda-feira, 23 de maio de 2016

UEMG E SANTA CASA DE PASSOS AVANÇAM NA IMPLANTAÇÃO DE CONVÊNIO


No último dia 16, foi realizado um encontro entre a direção da Santa Casa de Misericórdia de Passos, no Sul de Minas, e a gestão da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

O encontro teve como objetivo avaliar as medidas necessárias ao estabelecimento de atividades de ensino no ambiente clínico daquela instituição de saúde, considerando a participação de docentes e estudantes do novo curso de medicina da Unidade Passos.

A medida está prevista para acontecer já no quarto período da primeira turma que teve início em março deste ano. 

Representando a diretoria administrativa da Santa Casa, Marcelo Soares de Oliveira e Daniel Porto Soares apresentaram as necessidades de adequação de infraestrutura e atendimento na Santa Casa para comportar o internato dos estudantes.

Eles também fizeram questionamentos quanto as necessidades de adaptações necessárias à UEMG, além de passarem pelas questões legais, jurídicas e financeiras necessárias à continuidade da implantação do convênio.

Presente na reunião, o professor Geraldo Brasileiro, que é também membro da Comissão de Especialistas de Ensino Médico do Ministério da Educação (MEC) e assessor voluntário da UEMG no processo de implantação do novo curso de medicina em Passos, destacou o caráter estratégico da aproximação entre a Universidade e a Santa Casa para a assistência à saúde na região.

“A experiência qualificará o aprendizado dos estudantes e abrirá ao hospital a possibilidade de estabelecer vínculos profundos com futuros profissionais, destacou”. 

Opinião endossada pelo diretor administrativo do hospital, Daniel Soares. “O projeto com a UEMG poderá atender também às demandas de formação da própria Santa Casa, com a perspectiva de um mestrado profissional, por exemplo, à medida que o relacionamento avance”.

Para o reitor da UEMG, professor Dijon Moraes Júnior, essas reuniões são de extrema relevância para que todos caminhem juntos para o sucesso do curso. 

“O curso de medicina está dentro de um projeto maior do governo, por isso, todos os investimentos necessários para atender as demandas deverão ser empregados, a exemplo dos recentes investimentos em insumos e laboratórios, com a quantia que supera 3 milhões de reais. É importante conhecermos as demandas inerentes ao convênio de parceria entre a Santa Casa e a UEMG, para então focarmos nos resultados positivos, atentos as necessidades que se farão presentes no 2º semestre de 2017" reforça.

O pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças da UEMG, Adailton Vieira Pereira, informou a necessidade de detalhar os custos e procedimentos envolvidos na estrutura em discussão, lembrando também que a previsão orçamentária da Universidade para 2017 já deve ser fechada em meados deste ano. 

Já o procurador da universidade Jean Nogueira ressaltou que o processo deverá levar em consideração as mudanças relacionadas às possibilidades de parceria com o Estado advindas do novo Marco Regulatório das Organização da Sociedade Civil, já aprovado, mas ainda sem regulamentação por decreto. 

Ao final do encontro, visando à sistematização das demandas envolvidas na parceria para posterior implementação dentro dos aspectos técnicos e legais, foi definido um grupo de trabalho formado por representantes da UEMG e da Santa Casa de Misericórdia de Passos.
com assessoria

Nenhum comentário: