Pular para o conteúdo principal

RESSOCIALIZAÇÃO: FÁBRICA DE BRINQUEDOS VAI EMPREGAR 60 DETENTOS EM SÃO LOURENÇO


Em aproximadamente um mês, 60 presos do Presídio de São Lourenço, no Território Sul, começam a fabricar brinquedos pedagógicos de madeira para a empresa Maninho Artesanatos, em atividade há 30 anos na cidade. 

A filial, em frente ao presídio, está em fase final de instalação, com a previsão de entregar 100 mil peças por mês, dobrando a produção atual da Maninho Artesanatos.

O fundador da fábrica, Aristides Guimarães Filho, o Maninho, de 77 anos de idade, conta que soube da experiência de empresários de São Paulo que instalaram com sucesso galpões industriais dentro de presídios.

“Quando fomos procurados pela direção-geral do Presídio de São Lourenço fechamos a parceria. Juntamos a urgência de aumentar a produção com a necessidade de oferta de trabalho para os detentos”, diz.

Para Maninho, ensinar os segredos das técnicas e cuidados na fabricação de brinquedos não representa problema. “Todos os que trabalham na linha de produção aprenderam comigo. Acredito na capacidade do ser humano em realizar boas ações”, revelou.

O catálogo da fábrica tem brinquedos tradicionais como o jogo da memória, quebra-cabeças, pega-varetas, peteleco, pequeno construtor, tangran, jogo da velha e uma linha de peças decorativas e utilitárias como painéis e relógios de parede.


Atividades
O Presídio de São Lourenço tem atualmente 55 presos trabalhando fora, sendo 20 na parceria com a Prefeitura de São Lourenço, no serviço de limpeza da cidade, e 35 em outras atividades. 

Dentro do presídio, dois presos trabalham na horta, quatro na fabricação de sacolas ecológicas, e oito estão construindo novas celas, que vão gerar 42 vagas.
com Bernardo Carneiro - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.