Pular para o conteúdo principal

ELEIÇÕES 2016 - SILAS DESISTE DA REELEIÇÃO


“Cidadãs e cidadãos de Lavras,

Hoje tomo uma importante decisão na minha vida pública e em harmonia com meu histórico de dedicação a Lavras e ao seu desenvolvimento educacional, social e econômico. Faço isso de forma serena, honesta e sem nenhum interesse que vá além de pensar em contribuir com o futuro da cidade onde nasci e criei minha família com muito trabalho e simplicidade.

Talvez essa se torne uma das decisões mais corajosas de minha trajetória pública. Assim como também foi a minha total entrega nos anos de 1991-1994 quando capitaniei o grupo que conseguiu realizar o sonho de transformar a ESAL na nossa UFLA. E no mesmo patamar, a minha total entrega à responsabilidade de ser prefeito de uma cidade, então, mergulhada numa crise política e institucional, como estava em 2014.

Lembro dos meus tempos de reitor da UFLA para reafirmar uma certeza: não é necessário ter mandato para se continuar trabalhando pela cidade. Quem pensa o contrário, na verdade, está negando a importância do cidadão comum como verdadeiro protagonista da história. Quanto ao curto período de meu mandato, posso afirmar que ele teve grande intensidade e continuará tendo até o seu último dia. Quem acompanha nossa trajetória na Prefeitura sabe que nossa equipe,como uma destemida tripulação, conduziu um barco, que nos foi entregue com o casco furado e pior, atravessando a maior tempestade já vista na história.

A travessia está sendo possível porque tenho ao meu lado pessoas determinadas e “do bem”. Não tive e nem terei espaço para o trabalho por projetos de interesses partidários, de poder pelo poder ou a serviço da “politicagem”.

Está sendo preciso agir tecnicamente para se conseguir manter os serviços públicos que são de competência do município e avançar naquilo que depende mais de criatividade e de decisão técnica do que de recursos. Enquanto centenas de outros municípios fracassaram e vivem a prejudicar o atendimento a seus cidadãos, nós, em Lavras, nos doamos diariamente para evitar esse pior.

Apesar de tudo, nosso município avançou como nunca num espaço de apenas 21 meses. Resolvemos problemas históricos como o lixão, as sedes da Câmara Municipal e da Secretaria de Saúde; terminamos importantes obras paradas há anos; reduzimos em cerca de 90% a incidência de dengue; promovemos mudanças corajosas e exitosas no trânsito; aprovamos a UPA e criamos a Procuradoria do município.

A saúde, principalmente se comparada ao que se vê pelo Brasil afora, vai muito bem. A educação nunca esteve tão bem servida de projetos realmente inovadores e eficazes.  Todas as metas do Desenvolvimento Social estão sendo cumpridas. Retomamos nossa vida cultural, com as Artes e seus jovens artistas a encherem as ruas de vida, sons e cores.

Enfim, mesmo tendo o desafio de ser prefeito exatamente durante a pior crise econômica e política da história do Brasil, conseguimos, com nosso trabalho e caráter, minimizar os efeitos em Lavras e no corpo de servidores municipais. Exatamente a experiência no cargo de prefeito, na conjuntura em que tenho que cumprir essa missão, me levou a consolidar minha convicção contrária à reeleição.

Criar esse artifício para a perpetuação do poder foi o maior equívoco e a pior iniciativa de todo o mandato do então presidente Fernando Henrique Cardoso.A reeleição trouxe a conseqüente possibilidade de perpetuação de um projeto de poder partidário e não de um projeto de nação. Era o que o ex-presidente Lula e o seu partido, o PT, tramavam quando veio à tona o Mensalão.

Foi por existir a reeleição que nosso país entrou nesta enrascada institucional de agora, onde se vive o mais promíscuo capítulo da nossa história política. Era para chegar à reeleição que a senhora Dilma Rousseff enganou a nação e causou os males que estamos vivenciando. Minha meta é entregar, para quem quer que seja, uma prefeitura organizada;com a máquina funcionando; sem sabotagens; sem licitações canceladas; com boa parte da dívida que herdei devidamente quitada e principalmente, com o espírito da honestidade e do trabalho em prol dos cidadãos comuns restabelecido como mandamento primaz e único. Para tanto vou me concentrar em continuar minha gestão como prioridade absoluta de meus esforços não me candidatando a novo mandato.

Tenho obsessão por entregar a minha cidade prosperando, principalmente no que se refere à capacidade de seus filhos compreenderem que a “politicagem” deve ser apenas um triste e curto capítulo da nossa grandiosa história. Seguindo os ensinamentos de meu saudoso pai, Paulo Costa Pereira, coloco, assim, meu caráter acima de projetos. Cumprirei o mandato até o Silas Costa Pereira dia 31 de dezembro de 2016 com esse propósito.

Deixo o caminho para que a disputa política pela sucessão siga seu rumo natural, dentro da legalidade por parte de todos os candidatos. Nesse tempo, estarei, todos os dias, na Prefeitura e nas ruas,  trabalhando como funcionário de vocês, cidadãos e cidadãs lavrenses.

Meu sonho é de paz.

Silas Costa Pereira”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.