sexta-feira, 19 de agosto de 2016

CÁSSIO SOARES CRIA PROJETO DE LEI DE PARA FORTALECIMENTO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO


Foi protocolado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais um Projeto de Lei do deputado estadual Cássio Soares (PSD) que visa destinar parte da Taxa de Controle, Monitoramento e Fiscalização das Atividades de Pesquisa, Lavra, Exploração e Aproveitamento de Recursos Minerários (TFRM) à Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Para isso, é necessário alterar a lei 19.976, de 2011. 

A proposta prevê que, em contrapartida à destinação dos recursos da TRFM, a UEMG incluirá em seu portfólio linhas de pesquisa relativas à preservação do meio ambiente e à diversificação da economia mineira. 

"Nosso principal objetivo é sensibilizar o governo do Estado sobre a importância de destinar mais recursos à UEMG, para que assim, tenhamos um ensino superior mais forte, favorecendo a diversificação da economia e diminuindo os impactos da prevalência da mineração no Estado", avaliou o deputado Cássio. 

 "Devido a estadualização de algumas unidades nos últimos anos, a UEMG passou por muitas transformações, demandando mais investimentos para essa nova realidade", complementou. Se aprovada, a lei tende a fortalecer a Universidade do Estado de Minas Gerais, que apresenta defasagens de equipamentos e infraestrutura em várias unidades. 

"Em São Paulo o grande desenvolvimento do Estado e os consequentes processos de industrialização e geração de empregos está totalmente ligado a força das três universidades públicas do estaduais. Temos que seguir e adaptar o exemplo para nossa realidade", destacou Cássio. 

Outro dificuldade enfrentada pela UEMG é a falta de valorização do corpo técnico da universidade. 

"Destinar novos recursos da atividade minerária para a UEMG será uma importante etapa para o crescimento da universidade, porém não podemos esquecer de todos os profissionais das unidades, que precisam de reconhecimento e de melhores condições para trabalhar", afirmou o parlamentar. 

UEMG Passos 
A UEMG de Passos, no Sul de Minas, que foi estadualizada em novembro de 2014, oferta atualmente 25 cursos de graduação como Medicina, Engenharia Civil e Administração. A unidade também possui mais de 5 mil alunos e 266 professores.

Nenhum comentário: