Pular para o conteúdo principal

CAFÉ É TEMA DE TREINAMENTO DE FÉRIAS NA UFLA


Apresentar novos métodos de extração e como preparar bebidas especiais à base de café: esse foi o objetivo do treinamento de férias promovido pelo Núcleo de Estudos em Qualidade, Industrialização e Consumo de Café (QI Café) e Agência de Inovação do Café (InovaCafé) na Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Aberto ao público, o treinamento foi realizado nos dias 29, 30 e 31 de agosto no Polo de Tecnologia em Qualidade do Café na InovaCafé e reuniu cerca de 25 pessoas. 


Os participantes conheceram métodos de preparo de café de forma filtrada, por pressão e infusão e como preparar café espresso, cappuccino e drinks à base do grão.

Os treinamentos foram ministrados pela Barista e Gestora em Inovação do Café, Helga Andrade e contou com o apoio da equipe de estagiários da Cafeteria Escola, novo ambiente que será inaugurado em outubro na UFLA, focado na conscientização e qualificação da comunidade sobre os diferentes métodos de preparo de café e na comercialização de bebidas especiais.

Michele Reis, pós-doutoranda em fisiologia vegetal da UFLA, e integrante do grupo de pesquisa do Consórcio Pesquisa Café, atuante no projeto de criopreservação de genótipos de café se declara fã e apreciadora da bebida, porém sempre quis saber mais sobres os métodos de preparo desde que entrou na UFLA, universidade referência na área. 

“Gostei muito da metodologia do curso, e aprendi coisas simples que podemos fazer em casa e podem melhorar a qualidade da bebida”.

“Queremos contribuir com a difusão de conhecimento sobre o café e uma excelente forma de instruir as pessoas é através de treinamentos práticos, onde elas podem entender os processos de produção, manusear os equipamentos e experimentar uma bebida de qualidade. Dessa forma estamos contribuindo, inclusive, com um movimento global que vem modificando a percepção do café como produto artesanal, diferenciado por inúmeros atributos, como qualidade, origem, torra e método de preparo, e comercializado de forma mais direta entre os elos da cadeia”, explica Helga.

Motivada pelo filho, a técnica de enfermagem, Suely Silva Diogo participou do treinamento e começou a mudar a forma de fazer o café em sua casa. 

Ela entendeu a importância de escaldar o filtro e outros utensílios utilizados no preparo e também irá abandonar o hábito de tomar o café no copo descartável. Também incentivada pela filha, a funcionária pública federal de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), Vera Lúcia Diniz, ficou encantada com as combinações que podem ser feitas com o café. 

Por meio do curso ela conheceu o autêntico cappuccino e quer levar o aprendizado para onde reside.

Próximos treinamentos
Devido à grande procura pelos treinamentos, na segunda quinzena de setembro serão abertas novas turmas.


Os interessados devem acompanhar a página da InovaCafé no Facebook para obter mais informações sobre as inscrições, datas e horários dos treinamentos. 
por Vanessa Trevisan - da assessoria InovaCafé

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...