Pular para o conteúdo principal

TRIBUNAL DE CONTAS SUSPENDE LICITAÇÃO PARA CONTRATAR EMPRESA DE TRÂNSITO EM POUSO ALEGRE

Conselheiro Wanderley Ávila, presidente da Segunda Câmara e relator do processo

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) referendou decisão monocrática do conselheiro Wanderley Ávila, na sessão do último dia 25, e suspendeu o Pregão Presencial n° 37/2016, promovido pela Prefeitura de Pouso Alegre, no Sul de Minas. 

A licitação, com valor estimado em R$ 839,5 mil, tinha como objetivo a “contratação de empresa especializada em fornecimento e manutenção de solução integrada para operação e fiscalização do trânsito e transporte”. 

Os conselheiros José Alves Viana e Gilberto Diniz acompanharam a decisão do relator. De acordo com o voto, a limitação na escolha do equipamento exigido no edital e a falta de justificativas técnicas para adotar as especificações foram irregularidades encontradas. 

Além disso, o Termo de Referência – documento prévio à licitação com as condições gerais de execução do contrato - teria sido insuficiente, pois faltaram as discriminações objetivas dos trabalhos em campo e da eficácia dos serviços prestados com o uso dos equipamentos. 

O relator também entendeu como irregular a realização da sessão de amostragem do sistema, equipamentos e módulos sem a divulgação da data da sessão. Os fatos chegaram ao Tribunal por meio de uma Denúncia (processo nº 986.700).

Para o relator, as características técnicas do Personal Digital Assistant (PDA) restringem a competitividade pelo direcionamento para o aparelho MC65 da fabricante Motorola. 

Além disso, o fato de o edital “não apresentar as justificativas técnicas” para as exigências dos itens PDA e tablet também foi considerado irregular pelo relator. 

O pregão foi suspenso e os responsáveis não devem cometer qualquer ato relativo à contratação, sob pena de multa no valor de R$ 10 mil. 

O prefeito de Pouso Alegre, Agnaldo Perugini (PT), o pregoeiro, Milton Alexandre Alves Neto, e o secretário municipal de Transportes, Luiz Carlos Delfino, devem comprovar a suspensão da licitação, no prazo de cinco dias, sob pena de multa no mesmo valor.
com Karina Camargos Coutinho - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.